v. 77 n. 306 (2017): Corpo e Religião

					Visualizar v. 77 n. 306 (2017): Corpo e Religião

Apresentação

Corpo e Religião. Este é o tema-guarda-chuva deste número da REB. Evidentemente, uma temática ampla e multifacetária. Temos corpo; somos corpo. Corpo físico, corpo objeto; corpo, meio de relações, corpo-relação, corpo “humano”, ou seja, portador e aberto a um mistério que o transcende. A proposta da relação corpo-religião é um recorte seletivo. Mesmo assim, não está na intenção da Redação oferecer uma abordagem sistemática, abrangente, sintética. Nem mesmo se ater à relação corpo-religião, pois acolhe contribuições que não se encaixam bem nesse eixo. Mesmo assim, imaginamos que o assunto seja de interesse, como o demonstra o atual cuidado que se tem pelo corpo, cuidado que, além de dimensões estéticas e sociais, remete a dimensões a que se alude, quando se relaciona corpo e religião. Apontar aspectos que ressaltem a beleza e a implicação do cuidado com o corpo e seu destino perfaz a intenção dos autores que recheiam este número da REB.

Ari Pedro Oro e Marcelo Tadvald observam como o corpo é agenciado em três expressões religiosas em nosso país: o evangelismo enquanto manifestado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o espiritismo kardecista e as religiões de matriz africana. São multifacetárias as manifestações corporais, o que aponta para diferentes universos de entendimento do corpo e de sua relação religiosa e dá a entender que a diversidade não é exclusiva destas três expressões religiosas, mas abrande a todas. Portanto, sugere-se que não há uma única manifestação corporal do sagrado nem uma que seja proeminente.

Paulo Franco Taitson e Jean Richard Lopes apresentam a fragilidade corporal, patente em ambientes hospitalares, onde também se manifesta a corporeidade, ou seja, o conjunto de relações implicadas quando está em causa a integridade e a sobrevivência física. Nesse contexto, ressaltam a importância do que denominam “diaconia da caridade ao corpo”, oferecida pela pastoral hospitalar.

Leo Pessini relaciona pós-humanismo do século XXI com bioética. Estaríamos diante de um novo ser humano, pergunta? Para ele, é preciso equilibrar razão instrumental e razão cordial, no trato do corpo. Este equilíbrio se resumiria idealmente no cuidado, pois tudo quanto cuidamos amamos, e tudo quanto amamos cuidamos. E a atitude amorosa articula o humano do ser humano.

Eduardo Hoornaert resgata a positividade da teologia do corpo em Orígenes. Orígenes é porta-voz da antropologia semita, diferente da antropologia platônica, de origem grega, que fez história na teologia e na pastoral do Ocidente. Orígenes propala, pois, a positividade do corpo e da sexualidade humana.

Elismar Alves dos Santos e Pedrinho Arcides Guareschi, por sua vez, relacionam, numa pesquisa de campo, representações sociais da homossexualidade com o ensinamento do Magistério eclesiástico sobre o assunto. Advogam a necessidade de investimento no diálogo sobre a homossexualidade nos seminários.

Rogério Luiz de Souza aborda representações do corpo, não estritamente na relação com a religião, mas na relação com ideais de eugenia e miscigenação, num determinado período, local e circunstância história no Brasil.

Enfim, Cleto Caliman e Renato Alves de Oliveira, estudando do capítulo VII da Lumen Gentium, articulam a índole escatológica da Igreja. Poderia-se aplicar esta dimensão também ao ser humano em geral, envolvendo sua existência física, corporal, histórica.

Elói Dionísio Piva ofm

Redator

Publicado: 2017-08-07
  • Expediente

    258-260
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.77

Artigos

  • Religião, corpo e performance. Um olhar sobre algumas liturgias nacionais

    Ari Pedro Oro, Marcelo Tadvald
    264-281
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.79
  • Pastoral hospitalar: diaconia da caridade ao corpo

    Paulo Franco Taitson, Jean Richard Lopes
    282-300
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.81
  • Bioética, humanismo e pós-humanismo no século XXI. Em busca de um novo ser humano?

    Leo Pessini
    301-347
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.83
  • O corpo na teologia de Orígenes

    Eduardo Hoornaert
    348-367
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.85
  • Representações sociais da Homossexualidade. Os ensinamentos do Magistério eclesiástico e os dizeres dos seminaristas

    Elismar Alves dos Santos, Pedrinho Arcides Guareschi
    368-387
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.87
  • A festa como maquinaria dos corpos. A política eugênica nacionalizadora e a reinvenção da festa do Divino Espírito Santo

    Rogério Luiz de Souza
    388-406
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.89
  • Dimensão escatológica da Igreja. Um estudo do capítulo VII da Lumen Gentium

    Cleto Caliman, Renato Alves de Oliveira
    407-437
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.91

Comunicados

  • A antropologia em Edith Stein

    Urbano Zilles
    438-453
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.93
  • A influência da religião e da espiritualidade no enfrentamento/coping da hospitalização

    Paulo Jonas dos Santos Júnior, Elon Saúde Caires
    454-465
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.95
  • A gerontologia na literatura bíblica

    Benedito Antônio de Sousa
    466-472
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.97
  • Padre Cícero à luz do Papa Francisco

    Leonardo Boff
    473-483
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.99

Necrologia

  • Necrologia

    484-491
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.101

Recensões

  • Recensões

    492-505
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.103

Pelas Revistas

  • Pelas Revistas

    506-512
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v77i306.105