REB/Dossiê – set.-dez. 2024
Igreja, Tradição e História: contexto sociocultural e anúncio de Jesus Cristo.
Cf.: https://reb.itf.edu.br/reb/index
Saiba mais sobre REB/Dossiê – set.-dez. 2024Igreja, Tradição e História: contexto sociocultural e anúncio de Jesus Cristo.
Cf.: https://reb.itf.edu.br/reb/index
Saiba mais Saiba mais sobre REB/Dossiê – set.-dez. 2024Aguardamos artigos que abordem algum aspecto referente às temáticas propostas a seguir:
2024
Igreja, Tradição e História (No 329, set.-dez./2024)
Boa Nova de Jesus Cristo no agitado contexto sociorreligioso atual!
Este agito, no Brasil e no mundo, seria sintoma de quê? Uma crise política, uma orfandade de sentido? Que sinalizam, p. ex.: o tensionamento e a polarização, também no interno de instituições como a Igreja católica; o fenômeno de meias-verdades e fake news; a apropriação de aspectos religiosos em função de interesses pessoais e/ou coletivos; o autoritarismo/fascismo; a teologia do domínio; as discriminações, a indiferença e as desigualdades; o discurso de ódio, a demonização e a desqualificação de pessoas por motivos ideológicos; a violência física, tão explícita nos atuais conflitos armados; a pálida busca de consensos e do bem comum?
Se há sinalização, há convocação para discernimento, possibilidade de ação, certamente também de interação. Nesse pressuposto, a teologia, que interpreta os sinais dos tempos à luz da fé da Igreja, que contribuição pode oferecer? Com certeza, esta contribuição estaria em sintonia com a Tradição viva da Igreja. “Tradição viva”...: como expressá-la, em sintonia com circunstâncias socioculturais dos homens de hoje? Como não se perder em meio a tempestades? Como evocar e tornar compreensível e atraente o mistério da Igreja e sua missão evangelizadora hoje?
2025
Sinodalidade e estrutura canônica (No 330, jan.-abr./2025)
Fazer, juntos, o caminho. Que vocação e que energia levam ao movimento, na pluralidade do conjunto? A partir de quais pressupostos ou argumentos teológico-eclesiais interpretar o legado do Sínodo sobre a Sinodalidade? Como relacioná-lo com o intuito reformador do pontificado de Francisco? Há algo novo? Se há, como caracterizá-lo? Se se trata de um processo (que pode ser perene ou longo), como situar-se? E, se o percurso é o de um povo – do povo de Deus –, não é um percurso caótico, mas organizado, em função de um sentido... E aqui, em que bases entabular diálogo entre sinodalidade e estrutura canônica? Esta dá conta da sinodalidade? Precisaria ser atualizada e em que? Como poderia auxiliar o povo de Deus em sua missão? Depois de 60 anos do decreto conciliar Presbiterorum Ordinis, como poderia ou deveria o segmento ministerial dos presbíteros conjugar sinodalidade e direito canônico? Como implementar diálogo/entendimento entre dimensão jurídico-canônica e envio evangelizador?
Ecoteologia (No 331, maio-ago./2025)
Habitar a Terra. Ser parte da Terra. Não poucos afirmam que o habitar sabiamente a Terra é a possibilidade e o desafio da humanidade hoje e no futuro... Nesse rumo e em sintonia com o Papa Francisco, em que pode contribuir a ciência teológica? Há razões para os seres humanos serem agradecidos, parceiros, cuidadores da Mãe-Terra (Casa Comum)? Como contribuir para o discernimento das causas da crise ecológica e caracterizá-la? Na evidência de que tudo (a vida) está interligado, o que se poderia ou se deveria aprender de outros saberes, de outros campos da ciência humana? Por que e como somos convocados à corresponsabilidade, à participação no habitar e cultivar a Terra (deixando a marca do Espírito)? Que estilo de vida cristão/católico pode ser prospectado e idealizado?
Humanismo cristão e diálogo cultural (No 332, set.-dez./2025)
Estudiosos da cultura atual indicam o agigantamento do subjetivo e sua afirmação como instância da verdade. Autorreferencial, instaura individualismo e solidão. Carece de afetividade, interação e transcendência. Se esta é uma constatação marcante, o que leva pessoas a fixações, a criar ídolos, a colocar-se como referência inquestionável, a constituir o mix de informações que lhes convém? Se for o caso, que circunstâncias contribuem para esta tendência? A partir do legato teológico, como fundamentar a dignidade humana, sua individualidade e sociabilidade? Como reapresentar a fé cristã no Deus uno e trino, no contexto presencial e virtual, repercutindo nas relações interpessoais e interculturais? Como recolocar diretrizes éticas, particularmente em relação ao diferente, ao injustiçado, ao pobre, ao excluído?
Obs.: Condições para submissão: <https://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/about/submissions>.
Saiba mais Saiba mais sobre TEMAS-DOSSIÊ PARA OS PRÓXIMOS NÚMEROS/REBLembramos o convite para envio de artigo sobre “Dramas humanos e teologia” (particularmente depressão e suicídio).
Prazo: 30/04/2024.
Saiba mais Saiba mais sobre LembreteSuicídio, síndrome do pânico, depressão, ansiedade... sintomas de uma sociedade doente. No âmbito das interrogações humanas perguntamos: Por que são recorrentes e também afetam o clero? Quais são os desafios impostos pela cultura atual e qual é a capacidade humana de enfrentá-los? Que interpelações são emitidas? Que horizontes apresentam os reconhecidos Mestres em humanidade? Em que e como a teologia e a espiritualidade cristãs podem auxiliar?
Vc está convidada/o a contribuir no debate [entrega de textos até 30/04/2024].
Saiba mais Saiba mais sobre Dramas humanos e teologia (n. 328, maio-ago./2024)Aproveite a oportunidade – dossiê sobre a Liturgia do Povo de Deus.
(Cf. “Chamada de Publicação 2023/24”, em ANÚNCIOS).
Entrega de textos: até 20/12/2023.
Possíveis dimensões: Sacrosanctum Concilium (60 anos); linguagem simbólico-ritual; simplicidade; liturgia e mistério; celebração pascal; lex orandi / lex credendi; liturgia e vida; assembleia celebrante e presidência; diversidade cultural; no mundo secularizado...
Saiba mais Saiba mais sobre REB 327 – LiturgiaReforçamos o Convite para você participar do Dossiê do n. 326 (set.-dez./2023).
Algumas perspectivas do assunto: Mundo plural, catolicidade e identidade cristã e/ou católica. Igreja católica e pluralismo religioso (cristão ou não). Teologia e pluralismo religioso (cristão ou não). Promoção da paz e da convivência. Ética na diversidade cultural e religiosa.
Entrega: prazo prorrogado (até 27 de agosto de 2023).
Saiba mais Saiba mais sobre Pluralismo religioso e identidade católicaInformamos que Luís Gabriel Provinciatto*, coautor do artigo “Gebara à luz de Ivone. A atualidade epistemológica de sua teologia ecofeminista, 25 anos depois”, não consta da publicação online.
Pedimos desculpas pelo ocorrido. A versão impressa está correta.
Segue a citação completa do artigo:
Mariani, C. M. C. B.; Provinciatto, L. G. (2023). Gebara à luz de Ivone: A atualidade epistemológica de sua teologia ecofeminista, 25 anos depois. Revista Eclesiástica Brasileira, 83(324), 153–176. https://doi.org/10.29386/reb.v83i324.4745
Luís Gabriel Provinciatto*
Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutor em Filosofia pela Universidade de Évora. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral no Departamento de Filosofia da PUC-Rio e é docente da Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas.
Saiba mais Saiba mais sobre ERRATA REB n. 324Papa Francisco: 10 anos de pontificado
O que já se pode cravar como legado e quais perspectivas já podem ser assinaladas e desejadas para a Igreja em termos de fidelidade ao Evangelho e ao ser humano da atualidade (particularmente no Brasil)?
Artigos para publicação no número 325, de maio-agosto/2023. Entrega de textos até 15 de abril.
Para tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail reb@itf.org.br
Saiba mais Saiba mais sobre Retomando o conviteO que já se pode cravar como legado e quais perspectivas já podem ser assinaladas e desejadas para a Igreja em termos de fidelidade ao Evangelho e ao ser humano da atualidade (particularmente no Brasil)?
Artigos para publicação no número 325, de maio-agosto/2023. Entrega de textos até 15 de abril.
Para tirar dúvidas, entre em contato pelo e-mail reb@itf.org.br
Saiba mais Saiba mais sobre Papa Francisco: 10 anos de pontificado à luz de 60 anos do Concílio Vaticano IIPapel da mulher na sociedade e na Igreja católica - Vc tem algum texto que possa ser publicado pela REB? - Envie-o até 31 de dezembro.
A elaboração está quase pronta ou demanda um pouco mais de tempo? – Entre em contato conosco.
Saiba mais Saiba mais sobre REB n. 324 (Janeiro – Abril/2023) – ÚLTIMA CHAMADACaro/a Leitor/a,
Paz e Bem!
Tendo em vista a demanda por discernimento da atual conjuntura político-religiosa (amor/ódio, paz/guerra, pluralidade ideológica...), entendemos que é oportuno reunir contribuições a respeito. Por isso, pedimos que, se Você tiver algum texto pensado nessa linha, envie-o até 31 de dezembro.
Saiba mais Saiba mais sobre REB 324 (2023/1) – NOVO TEMAPapa Francisco: 10 anos (No 325 – maio-ago./2023)
Algumas perspectivas do assunto: Legado e perspectivas a 10 anos de pontificado e 60 da abertura do Vat. II: acentos, sentido de sua atuação, desafios/resistências, contribuição. Relação de seu pontificado com o legado do Vat. II, com a recepção do mesmo na América Latina. Sintonia e interação com os sinais dos tempos. Destaques de sua atuação intra e extra Igreja (Vat. II, sinodalidade; Igreja samaritana, em saída (não autorreferencial). Perspectivas de seu legado até agora.
Pluralismo religioso e identidade católica (No 326 (set.-dez./2023)
Algumas perspectivas do assunto: Mundo plural, catolicidade e identidade cristã e ou católica. Igreja católica e pluralismo religioso (cristão ou não). Teologia e pluralismo religioso (cristão ou não). Promoção da paz e da convivência. Ética na diversidade cultural e religiosa.
Liturgia do Povo de Deus (No 327 (jan.-abr/2024)
Algumas perspectivas do assunto: Liturgia e Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium a 60 anos. Reformas litúrgicas recentes. Liturgia: linguagem simbólico-ritual. Liturgia e simplicidade – referência a Jesus Cristo. Liturgia e mistério. Liturgia, celebração pascal. Lex orandi / lex credendi. Liturgia e vida. Assembleia celebrante e presidência. Liturgia e diversidade cultural. Liturgia no mundo secularizado.
Dramas humanos e teologia (No 328 (maio-ago./2024)
Algumas perspectivas do assunto: Grandes interrogações humanas. Sentido da vida. Entre esperança e desespero. Fenômenos de depressão e suicídios. Isolamento e massa. Desafios socioculturais: interrogações e perspectivas. A proposta da Vida ou sua negação. Integração eclesial, comunitária, social. A Boa-Nova cristã (querigma). Auxílio que a teologia e a espiritualidade podem oferecer. Mestres em respostas para a interrogação humana.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA DE PUBLICAÇÃO – 2023/242023
No 324 (Janeiro – Abril/2023) – A mulher na sociedade e na Igreja