O Sacramento da Penitência na Consciência Pastoral da Igreja
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v26i3.5006Resumo
Nestas páginas apresentamos a história da consciência pastoral da Igreja a respeito do sacramento da penitência. Trata-se da consciência da Igreja, não de uma mera história do sacramento, nem sequer da história da prática pastoral; de uma visão histórica, contudo, da consciência eclesial: no decurso dos séculos, a Igreja, mensageira da Boa Nova, celebrante dos mistérios cristãos, exerceu o poder de perdoar os pecados, o próprio poder que o Filho do homem tem na terra (cf. Mt 9,6); de uma apresentação temática. Dá-se conta da dificuldade e da complexidade do assunto, que supõe uma vasta informação, e, sobretudo, uma reflexão nunca satisfeita. Nosso propósito se limita ao esbôço dos temas que parecem mais importantes para a reflexão pastoral atual.
Nesta perspectiva, por conseguinte, expomos como, através de toda a história, a consciência pastoral da Igreja correspondeu — ou não! — à situação e à mentalidade dos cristãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.