O Sacramento da Penitência na Consciência Pastoral da Igreja

Autores/as

  • Luciano Parisse

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v26i3.5006

Resumen

Nestas páginas apresentamos a história da consciência pastoral da Igreja a respeito do sacramento da penitência. Trata-se da consciência da Igreja, não de uma mera história do sacramento, nem sequer da história da prática pastoral; de uma visão histórica, contudo, da consciência eclesial: no decurso dos séculos, a Igreja, mensageira da Boa Nova, celebrante dos mistérios cristãos, exerceu o poder de perdoar os pecados, o próprio poder que o Filho do homem tem na terra (cf. Mt 9,6); de uma apresentação temática. Dá-se conta da dificuldade e da complexidade do assunto, que supõe uma vasta informação, e, sobretudo, uma reflexão nunca satisfeita. Nosso propósito se limita ao esbôço dos temas que parecem mais importantes para a reflexão pastoral atual.

Nesta perspectiva, por conseguinte, expomos como, através de toda a história, a consciência pastoral da Igreja correspondeu — ou não! — à situação e à mentalidade dos cristãos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1966-09-30

Cómo citar

Parisse, L. (1966). O Sacramento da Penitência na Consciência Pastoral da Igreja. Revista Eclesiástica Brasileira, 26(3), 602–625. https://doi.org/10.29386/reb.v26i3.5006

Número

Sección

Artigos