A Evangelização Segundo o Tradição Guadalupana
Análise de um folheto popular
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v34i135.4173Abstract
O estudo do sentido da “evangelização” é tema do sínodo dos bispos em Roma neste ano de 1974. Este tema que na época da “conquista espiritual” do Novo Mundo pelos europeus parece ter dispensado comentários e estudos por ser considerado claro e inequívoco suscita atualmente controvérsias, inseguranças e críticas. O que é evangelizar? Quais as tarefas concretas da evangelização? A terminologia tornou-se insegura e está sendo submetida a estudos de enfoque bíblico, dogmático, antropológico, histórico, sociológico.
O presente trabalho procura inserir-se nestas tentativas de esclarecimento, dando alguns elementos de reflexão a partir de um enfoque que nos parece importante: o enfoque da tradição popular. O que o povo entende por evangelização? O que diz a cultura popular latino-americana? Que “tese” o povo latino-americano apresentaria na reunião dos bispos em Roma, se fosse validamente representado?
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.