A Evangelização Segundo o Tradição Guadalupana
Análise de um folheto popular
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v34i135.4173Resumen
O estudo do sentido da “evangelização” é tema do sínodo dos bispos em Roma neste ano de 1974. Este tema que na época da “conquista espiritual” do Novo Mundo pelos europeus parece ter dispensado comentários e estudos por ser considerado claro e inequívoco suscita atualmente controvérsias, inseguranças e críticas. O que é evangelizar? Quais as tarefas concretas da evangelização? A terminologia tornou-se insegura e está sendo submetida a estudos de enfoque bíblico, dogmático, antropológico, histórico, sociológico.
O presente trabalho procura inserir-se nestas tentativas de esclarecimento, dando alguns elementos de reflexão a partir de um enfoque que nos parece importante: o enfoque da tradição popular. O que o povo entende por evangelização? O que diz a cultura popular latino-americana? Que “tese” o povo latino-americano apresentaria na reunião dos bispos em Roma, se fosse validamente representado?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.