Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e educação popular
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v41i164.3687Abstract
Desde logo quero enfatizar o fato de que as CEBs constituem um conjunto heterogéneo, o que é sabido mas nem sempre devidamente considerado nas interpretações. O IV Encontro Intereclesial a nível nacional demonstrou esta realidade complexa e rica, pois os representantes das CEBs de todo o País, ali presentes, mostravam a oscilação existente entre comunidades ainda em formação, em processo de amadurecimento, e várias já consolidadas. Por conseguinte, é importante salientar que, por uma parte, um movimento tão amplo e multivariado apresenta tantos pontos em comum, com aspectos consensuais sobre sua identidade, seus objetivos e maneiras de pensar e agir. E por outra parte, ele é caracterizado por propiciar formas organizativas diversificadas, práticas diferenciadas, membros com consciência, formação e capacidade de trabalho distintas conforme sua origem e situação de classe. Destas riqueza e variedade foi solicitada minha opinião sobre uma dimensão fundamental da vida das CEBs – a das suas práticas educativas e suas relações com o processo atual de educação popular. Obviamente não se trata de uma generalização válida para todas, porém se quer destacar nesta sua caminhada determinados pontos que os seus próprios membros e muitos agentes e assessores têm defendido como válidos e significativos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.