v. 71 n. 281 (2011): Teologia: ciência de Deus

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Teologia (Theos + Logos)?! É razoável que a experiência cristã integre estes dois conceitos: Theos – Deus – e Logos – Palavra, Verbo, Discurso racionalmente organizado? Questão equacionada, dirão alguns! Pode-se considerar a Teologia uma ciência, uma vez que a fé, seu objeto, é uma confiança, um conhecimento subjetivo, uma opinião – perguntarão outros? Ou questionarão: trata-se apenas de uma especulação teórica ou de um assunto que envolve a totalidade da pessoa humana e que, portanto, tem implicações práticas? Enfim, são razoáveis os pilares da ponte?

Estamos, sim, diante de questões pertinentes e sempre novas... Neste fascículo, algumas sugestivas reflexões. Muito brevemente:

João Batista Libanio postula que o diálogo entre fé e razão, entre teologia e ciência presta ou prestaria um grande bem à humanidade. Ele retoma, assim, o ensinamento tradicional da Igreja católica, ainda recentemente reafirmado pelos papas João Paulo II e Bento XVI. E quão enriquecedor é ou seria o diálogo! Com efeito, sem dialogar com a ciência, a fé pode perder-se em fantasias, superstições, mitos, ritos exóticos, sagrado selvagem, visão ptolomaica do mundo; e sem dialogar com a teologia, a ciência pode perder-se em veredas que conduzem o ser humano à loucura, aos campos de extermínio, a fantasmagorias tecnológicas, a armas de destruição...

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves assegura que, por um lado, a teologia é sabedoria da fé, do amor, enquanto, como ouvinte, se põe à escuta do mistério inefável, absoluto e silencioso de Deus, que toma a iniciativa de se comunicar com o ser humano, e, por outro, ela pode, sim, ser creditada como ciência, porquanto o acesso do teólogo a seu objeto primeiro só é possível no e a partir do locus da realidade existencial humana. Portanto, ao lidar com dados da realidade humana, enquanto dados históricos e empíricos, também a teologia, como outras disciplinas, produz ciência.

Francisco de Aquino Júnior caracteriza e especifica este locus da realidade humana como locus do anúncio e da atuação do amor. Sua característica e especificidade lhe vem da imagem de Reinado de Deus em dinâmica configuração histórica. Aqui está o objeto da teologia enquanto ciência!

Por sua vez, João Mannes sonda, em são Boaventura, a possibilidade e a característica doconhecimentodeDeusporpartedoserhumano.Estapossibilidadesedápelocaminho da apreensão, em que o ser humano toma consciência e distância de seu próprio conhecimento, uma vez que se dá conta de que só constrói representações que, por sua natureza, sempre precisam ser ultrapassadas. Esta autocrítica culmina no encontro como Amor, que redunda em serviço incondicional a cada uma e a todas as pessoas, por amor a Deus. Portanto, teologia é atividade de Logos e é experiência de/com Theós!

Por fim, em assuntos variados, primeiramente Johan Konings resume e elogia a Exortação Apostólica Verbum Domini, indicando sua importância na vida da Igreja; Cleiton José Senem recorda e traz à atualização dois momentos inseparáveis da Eucaristia: a vida e a própria celebração; e Ângelo Cardita propõe hermenêutica dinâmica e dialogante em liturgia, em todos os níveis. Vale a pena conferir!

Elói Dionísio Piva ofm

Redator

Publicado: 2011-02-20

Artigos

  • Teologia e ciência

    João Batista Libanio
    4-16
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1061
  • A identidade da teologia no estudo da religião

    Paulo Sérgio Lopes Gonçalves
    17-46
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1063
  • O reinado de Deus como assunto da teologia cristã

    Francisco de Aquino Júnior
    47-68
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1065
  • A possibilidade do conhecimento de Deus em São Boaventura

    João Mannes
    69-86
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1067
  • A exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini

    Johan Konings
    87-123
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1069
  • Celebração e vida: dois momentos inseparáveis da celebração eucarística

    Cleiton José Senem
    124-142
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1071
  • Níveis e opções fundamentais na ciência litúrgica

    Ângelo Cardita
    143-180
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1073

Comunicados

  • Teologia e santidade

    Clodovis Boff
    181-187
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1087
  • A mediação das ciências sociais na teologia ou a teologia como teoria social?

    Alexandre Lucente
    188-199
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1077
  • Passagem do lugar do “poder” ao lugar da “fragilidade”. Reflexões sobre o método teológico em tempos de pós-modernidade

    Ana Maria Tepedino
    200-208
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1079
  • Religiões, pluralismo e paz

    EATWOT Comissão Teológica Internacional da ASETT-EATWOT
    209-218
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1081
  • Pão para comer, pão para ver. Análise de algumas dimensões da Eucaristia

    Francisco Emílio Surian
    219-230
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v71i281.1083

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