v. 44 n. 173 (1984): Sofrimento humano e compromisso cristão na América Latina

					Visualizar v. 44 n. 173 (1984): Sofrimento humano e compromisso cristão na América Latina

Em outubro de 1983 realizou-se em Itaici (SP) um congresso sul-americano organizado por STAURÓS sobre «O sofrimento humano e a compromisso cristão na América Latina». Reuniram-se cristãos vindos de vários países latino-americanos para, junto com teólogos, pastores, pensadores e militantes cristãos, refletirem sobre as causas e as saídas concretas para o desmesurado sofrimento que padecem as grandes maiorias no nosso Continente. Dentre os participantes ressaltam figuras como Adolfo Pérez Esquivei, lr. Adela Helguera, José Miguez Bonino, Pedro Casaldáliga e Dom Tomás Balduíno.

A REB se honra em poder publicar as atas deste encontro, com colaborações verdadeiramente preciosas, geralmente nascidas da luta contra o sofrimento injusto imposto a tantos irmãos.

Dos Comunicados relevamos particularmente o texto do Cardeal Joseph Ratzinger sobre a teologia da libertação de corte «marxista». Dada a autoridade que representa como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Clodovis e Leonardo Boff apreciaram as teses principais desta intervenção, com respeito mas também com vigor. Finalmente se trata de uma causa fundamental do Evangelho, aquela dos pobres e de sua libertação.

Marcos Piva, jornalista e pedagogo, viveu longo tempo na Nicarágua após o triunfo da revolução. Faz um balanço equilibrado da Revolução Sandinista.

As reflexões de Francisco Cartaxo Rohm sobre as greves do ABC em 1980 e sua relação com a Igreja guardam ainda atualidade, pois os fatos podem repetir-se com semelhantes condições.

Chamamos a atenção para o documento final do encontro de teólogos do Primeiro com o Terceiro Mundo, realizado em Genebra nos inícios de 1983: «Como fazer teologia em um mundo dividido».

Fazemos votos de que este farto material sobre a Cruz de Cristo que se atualiza no sofrimento de nossos irmãos de hoje nos desperte para o compromisso e para uma prática geradora de vida livre e libertadora.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2021-12-15

Crônica

Necrologia

Apreciações

Pelas Revistas