Participação Ecumênica na Eucaristia à luz do Vaticano II, do Diretório Ecumênico e Instrução do Secretariado para a Unidade dos Cristãos
Análise de conteúdo e discernimento crítico
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v33i130.4291Resumo
Sendo a participação ecuménica na eucaristia um ato de comunicação em ações sagradas (communicatio in sacris), não podemos desligar o estudo daquela da análise desta. Impõe-se, pois, um exame da doutrina e disciplina atual da Igreja católica nesta matéria. Neste artigo estudaremos a comunicação em ações sagradas segundo o Vaticano II, Diretório ecumênico e recente Instrução do Secretariado para a Unidade dos Cristãos, mas, está claro, só na medida em que isso é necessário para o esclarecimento do problema da participação ecumênica na eucaristia. Com isto espero apresentar aos leitores a posição oficial da Igreja católica, diagnosticando os dados, motivações e mesmo lacunas da atual legislação. O meu objetivo é tentar ver como poderemos continuar a abrir a estrada que começou a rasgar-se através do que parece quase uma floresta virgem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.