Escolástica e “Aggiornamento” do Ensino na Igreja

Autores

  • Constantino Koser

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v25i1.5113

Resumo

Nos debates conciliares sobre a inserção da Igreja na civilização moderna e sôbre a formação do clero se fizeram ouvir vozes por vêzes ásperas pró e contra a escolástica. Os cardeais Lercaro, Léger e Suenens, por exemplo, fizeram pronunciamentos que, se não se quiser caracterizá-los como contrários, se deve dizer que foram ao menos de forte sabor restritivo. Os cardeais Ruffini e Bacci, o Mestre Geral dos Dominicanos Fernández e Mons. Staffa, Secretário da S. Congregação dos Seminários e das Universidades, entre outros se pronunciaram irrestritamente a favor. Como os textos destas intervenções não são de domínio público na íntegra e como a documentação acessível se reduz ao resumo do Serviço de Imprensa ou outras fontes similares de segunda mão, não é possível fazer uma discussão direta dos pareceres...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1965-03-31

Como Citar

Koser, C. (1965). Escolástica e “Aggiornamento” do Ensino na Igreja. Revista Eclesiástica Brasileira, 25(1), 28–48. https://doi.org/10.29386/reb.v25i1.5113

Edição

Seção

Artigos