V. 32 N. 128 (1972): Qual o Sentido da Missão Hoje?
O primeiro artigo, de Frei Hermógenes Harada, é profundamente questionador da estrutura dos cursos de renovação que se multiplicam dia a dia dentro da Igreja. Que visam eles? Manter-nos informados de tudo o que achamos de importante para nos assegurar que vivemos, que fazemos pastoral e que assumimos seriamente o confronto fé e vida, Igreja e mundo? O A. tenta mostrar que a formação permanente consiste no constante mergulho no Mistério que chamamos Deus, diante do qual estamos sempre na ausculta e na receptividade da Gratuidade.
A Atualidade da Teologia da Missão, do conhecido teólogo José Comblin, vem responder a uma pergunta que muitos hoje fazem: tem sentido a missão no mundo de hoje? O A. mostra seu sentido profundo e permanente. Ela se baseia na missão de Jesus Cristo. Esse é o ponto de partida e heurístico para sabermos o que significa missão e onde percebemos sua atualidade.
O artigo de Emmanuel Bouzon A mensagem Teológica do Immanuel nos dá a conhecer um exímio exegeta. É uma reflexão séria do célebre texto de Isaías 7 que serve de preparação teológica para a festa do Natal.
O artigo do Redator desta revista A Mensagem da Bíblia hoje, na Língua Secular, procura deslindar a atualidade da Bíblia. Esta atualidade não deriva dos estudos atuais bíblicos, senão da própria fé, enquanto esta consiste na abertura do homem para o Mistério de Deus e sua acolhida graciosa. O que faz a Bíblia atual é a fé, o Espírito que ela testemunha, Espírito e fé que ainda hoje estão produzindo testemunhos. É o mesmo Deus que na Bíblia e em nossa vida fala, na diferença de línguas e de expressões.
O estudo de Antônio da Silva Pereira A Igreja de Jesus Cristo e sua Unidade à Luz do Vaticano II vem completar o anterior publicado na REB de setembro. É uma reflexão minuciosa sobre as dimensões da Igreja que sempre transcendem aquelas que nós, com nossas estruturações eclesiásticas e jurídicas, legitimamente estabelecemos. Procura, a partir do mistério da Igreja, re-situar o direito, alargando suas atribuições e ressaltando sua especificidade dentro do cristianismo.
A REB deseja a seus leitores Felizes Festas de Natal. Que o Menino-Deus, que um dia nasceu entre nós, continue a nascer e a crescer até o Seu definitivo Advento.
Leonardo Boff, O.F.M.