V. 39 N. 155 (1979): A Igreja e a Justiça

					Visualizza V. 39 N. 155 (1979): A Igreja e a Justiça

A REB apresenta várias contribuições que se situam no leque temático desenvolvido por Puebla. Assim o Pe. Alves de Melo reflete sobre a vinculação entre Igreja e justiça. O compromisso da Igreja com os direitos humanos especialmente dos mais pobres se deriva de seu seguimento de Jesus e de suas práticas libertadoras.

O Pe. França Miranda aborda um tema muito importante com o qual a teologia comumente não se ocupa: como se articula a graça de Deus que é dom com a libertação do homem que é empenho. Situa suas reflexões, muito bem sedimentadas na produção teológica recente, no horizonte da teologia da libertação e do documento final de Puebla.

Clodovis Boff tenta tirar a limpo o que significa evangelizar a cultura, capítulo importante das reflexões de Puebla. Desfaz as ilusões de uma compreensão meramente culturalista que não desce à conversão das forças sociais, produtoras da cultura.

O Pe. Groenen prossegue o trabalho do número anterior da revista tentando esclarecer o papel da Igreja junto à religião do povo; combina de uma maneira feliz teologia pastoral com ciências sociais e antropologia.

Das Comunicações chamamos especial atenção para uma ampla pesquisa feita em todo o Estado do Rio de Janeiro sobre a chaga do lenocínio, promovida pelo grupo de trabalho «Vida, defesa da mulher marginalizada». Esta revista agradece o envio deste estudo e oferece suas páginas para outras colaborações deste gênero.

Toda vida precisa de alimento. A vida intelectual exige para o seu alimento a seriedade e o rigor das produções. Cremos que este número da REB o oferece abundantemente.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator

Pubblicato: 2022-03-28