Laicato e sinodalidade

Uma aproximação histórica: do nascimento da Igreja aos concílios do Renascimento

Autores

  • Antonio José de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v82i322.4239

Resumo

Ante o crescente interesse pelo tema da sinodalidade na Igreja católica, graças, sobretudo, ao magistério do Papa Francisco, este trabalho, numa aproximação histórica ao tema, sem prejuízo da reflexão teológica, tem por finalidade primária levantar, discernir e valorizar a presença de leigos e leigas no exercício da sinodalidade ao longo do tempo, especificamente, desde os Atos das Apóstolos, passando pelos níveis mais complexos, como os dos concílios ecumênicos, e menos complexos, como os da communio na Igreja local e nas Igrejas locais, na eleição e ordenação dos bispos e nos sínodos diocesanos, até deter-se nos concílios particulares e universais da crise conciliarista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio José de Almeida

Doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, com o tema “Os ministérios não-ordenados na Igreja da América Latina” (1986). É presbítero da Diocese de Apucarana (PR), ex-professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e assessor da CNBB na área de Eclesiologia, Laicato e Ministérios.

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Almeida, A. J. de. (2022). Laicato e sinodalidade: Uma aproximação histórica: do nascimento da Igreja aos concílios do Renascimento. Revista Eclesiástica Brasileira, 82(322), 460–485. https://doi.org/10.29386/reb.v82i322.4239