Da ética do bem viver à ética do bem agir

Autores

  • Elismar Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v82i322.4236

Resumo

O artigo aborda a temática: da ética do bem viver à ética do bem agir. O Autor distingue, primeiramente, a identidade semântica de ethos, moral e ética. Compreende-se ethos como práticas da vida social. E moral, na condição de um conjunto organizado de regras e normas. E a ética remete à instância reflexiva. Reflete, posteriormente, sobre ética cristã e ética do bem viver. A referência da ética cristã é a Sagrada Escritura e a Tradição Teológica. A ética cristã convida a estabelecer uma relação amorosa com Deus e com as pessoas. Já a ética do bem viver pergunta pelo significado de vida boa: como viver bem com e para os outros? Viver bem implica, necessariamente, o sentido da justiça, o que é exigido pela compreensão de noção de Outro. Discute, por último, acerca da ética civil e moral pública como expressão do bem agir. Esta parte demarca a dimensão ética e moral da vida do ser humano, para que o mesmo, possa conviver socialmente com o propósito do bem agir na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elismar Alves dos Santos

Pós-Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Teologia Moral pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE). Mestre em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana/Pontificia Università Lateranense (Roma-Itália). Mestre em Psicologia (PUC-GO). Licenciado em Psicologia. Bacharel em Teologia. Licenciado em Filosofia (PUC-GO). Professor de Psicologia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG).

Downloads

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Santos, E. A. dos. (2022). Da ética do bem viver à ética do bem agir. Revista Eclesiástica Brasileira, 82(322), 408–423. https://doi.org/10.29386/reb.v82i322.4236