Eclesiologia de comunhão

O constante desafio do Vaticano II

Autores

  • Claudemir Rozin

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2569

Resumo

A Eclesiologia de Comunhão está novamente na agenda da Igreja, principalmente neste atual pontificado que acentua a necessidade constante de revisitar o último Concílio. Os vários desafios apontados hoje pelo Papa Francisco têm em sua base uma Igreja ministerial, sinodal, participativa e corresponsável, que tem suas raízes nos elementos eclesiológicos resgatados pelo Vaticano II. A Igreja no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com o Papa e os bispos da América Latina (CELAM), também vem propondo um processo de renovação que parte de uma “conversão pastoral” que questiona as estruturas paroquiais, passando por uma nova consciência da presença e atuação do laicato como “sujeito” eclesial, até chegar à exigência de uma nova formação para a “iniciação cristã” que se preocupe em conceber verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus, e não apenas oferecer etapas de preparação catequética para os sacramentos. Tal itinerário está presente nos últimos documentos da CNBB. O presente artigo quer resgatar os principais elementos da Igreja conciliar que fundamentam todo o processo, mostrando como eles são importantes para melhor compreender e concretizar essa proposta da Igreja no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Rozin

In memoriam. O Autor era frade da Ordem do Carmo e pertencente ao Comissariado Geral dos Carmelitas do Paraná. Mestre e Doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, era pós-doutorando pela PUC-PR e professor na Faculdade Claretiana de Teologia Studium Theologicum, de Curitiba. Há cerca de um (1) ano lutava contra um câncer no pescoço, quando, em dezembro de 2020 foi acometido pela Covid-19, vindo a óbito no dia 28 do mesmo mês.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Rozin, C. (2021). Eclesiologia de comunhão: O constante desafio do Vaticano II. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(318), 161–188. https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2569

Edição

Seção

Temas Variados