Anúncios

Edição Atual

v. 84 n. 327 (2024): Liturgia do Povo de Deus
					Visualizar v. 84 n. 327 (2024): Liturgia do Povo de Deus

“A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10). Pois, cremos o que rezamos e celebramos/rezamos o que cremos. O Povo de Deus – imagem cara ao Vaticano II para se referir aos discípulos de Jesus Cristo –, centrado no Mistério Pascal, celebra o amor salvador de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo. Na ação celebrativa acolhe a iniciativa de Deus enquanto porção da humanidade, caracterizada por pluralidade e evolução histórico-cultural. Portanto, sua ação litúrgica, para ser fiel a Deus e ao ser humano, conserva o dom recebido e evolui na compreensão e manifestação, ou seja, na linguagem ritual e simbólica que lhe é característica.

É isto que se ressalta neste número da REB, ou seja, e em outras palavras, por um lado, a noção de Tradição (o reportado de geração em geração) e, por outro, a linguagem ritual e simbólica no contexto da evolução humana em sua diversidade de povos e culturas. Paolo Cugini, Matheus da Silva Bernardes, Joaquim Fonseca, Marcos Vieira das Neves e Luís Felipe Carneiro Marques, Tatiana Oliveira Ribeiro e Henrique Fortuna Cairus, José Reinaldo Martins Filho e Daniel Carvalho da Silva, Abimar Oliveira de Moraes e Wagner Francisco de Sousa Carvalho vão, pois, em busca da melhor correlação entre o conservar e o mudar, hoje.

Em “Temas Variados”, pertinentes destaques: o prosseguimento do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade da Igreja. Primeiramente registram-se convergências, questões a afrontar e propostas para a implementação provindas da primeira fase do Sínodo (cf. em Grande Sinal, v. 78, n. 01, 2024: síntese da Síntese da primeira parte do Sínodo) e, em seguida, revisita-se, interpreta-se (com atenção à participação do laicato) o percurso histórico da sinodalidade e se apresentam mais sugestões sinodais para a vida e a missão da Igreja (ver também REB, v. 83, n. 324, p. 223-352, 2023). Seguir com Agenor Brighenti e Antonio José de Almeida.

Allan Silva Coelho ilustra a práxis e a pedagogia transformadoras do Papa Francisco a partir do Evangelho.

A “Casa Comum” e a emergência/urgência climática encontram-se no realce dado à Exortação Apostólica Laudate Deum por Elvis Rezende Messias.

Encerrando, uma janela sobre desistências na Vida Religiosa Consagrada, no contexto civilizatório atual, por Vagner Sanagiotto e Wilmar Santin.

Cadastre-se – <http://reb.itf.edu.br> – e usufrua da REB on-line.

Elói Dionísio Piva ofm

Redator

Publicado: 2024-03-27
Ver Todas as Edições