De uma Igreja para os pobres e dos pobres a uma Igreja pobre e com os pobres

A propósito da Exortação Dilexi te

Auteurs-es

  • Agenor Brighenti Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.29386/reb.v86i333.6767

Mots-clés :

Doutrina social da Igreja; Opção pelos Pobres; Assistência; Promoção humana; Transformação social.

Résumé

Dilexi te apresenta uma história da caridade, do trabalho da Igreja junto aos pobres, e um de seus capítulos importantes foi escrito pela Igreja na América Latina. A razão não é uma questão de beneficência, de serviço, mas de revelação, uma exigência da fé cristã decorrente do amor de Deus aos pobres. Até chegar a um compromisso com os pobres na perspectiva da “opção pelos pobres”, houve um longo itinerário que passou de uma “Igreja para os pobres” para uma “Igreja dos pobres”, em seguida para uma “Igreja pobre” e, finalmente, desembocou na “opção pelos pobres”. A “opção pelos pobres” consiste em viver a “pobreza evangélica” e assumir a “pobreza solidária”, para erradicar a “pobreza sociológica”, que é um escândalo e um pecado social. Nessa trajetória, a Igreja foi mudando de lugar no cuidado dos pobres: do “mundo da moradia” para o “mundo do trabalho”, para, em seguida, situar-se no “mundo da política”, compreendendo a pobreza como um fenômeno estrutural que implica, além da assistência e da promoção humana, a transformação das estruturas da sociedade.

Abstract: Dilexi te presents a history of charity, of the Church’s work with the poor, and one of its important chapters was written by the Church in Latin America. The reason is not a matter of charity or service, but of revelation, a requirement of the Christian faith arising from God’s love for the poor. Before reaching a commitment to the poor from the perspective of the “option for the poor”, there was a long journey that went from a “Church for the poor” to a “Church of the poor”, then to a “poor Church,” and finally led to the “option for the poor”. The “option for the poor” consists of living “evangelical poverty” and embracing “solidarity poverty” in order to eradicate “sociological poverty”, which is a scandal and a social sin. In this trajectory, the Church has changed its place in caring for the poor: from the “world of the home” to the “world of work”, and then to the “world of politics”, understanding poverty as a structural phenomenon that implies, in addition to assistance and human promotion, the transformation of the structures of society.

Keywords: Social Doctrine of the Church; Option for the Poor; Assistance. Human Promotion; Social Transformation.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Agenor Brighenti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Presbítero da Diocese de Tubarão, SC. Doutor em teologia pela Universidade Católica de Louvain/Bélgica. Atualmente, é Coordenador da Equipe de Reflexão Teológico-Pastoral do CELAM, Assessor teológico da CEAMA, Coordenador do processo de elaboração do Rito Amazônico e Professor no Instituto Bíblico-Teológico-Pastoral do CELAM. Foi perito nas Conferências de Santo Domingo e Aparecida e nos Sínodos da Amazônia e da Sinodalidade. Autor de dezenas de livros e de centenas de artigos.

Références

BENTO XVI, Papa. Caritas in Veritate sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. Roma, 2009.

BENTO XVI, Papa. Discurso do Papa Bento XVI. Sessão inaugural dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. [2007] Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2007/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20070513_conference-aparecida.html. Acesso em: 15 out. 2025.

BEOZZO, J.O. Pacto das catacumbas: por uma Igreja servidora e pobre. São Paulo: Paulinas, 2015.

CELAM. A evangelização no presente e no futuro da América Latina. Documento de Puebla. Petrópolis: Vozes, 1980a.

CELAM. A Igreja na atual transformação da América Latina à luz do Concílio. Documento de Medellín. Petrópolis: Vozes, 1980b.

CELAM. Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus, 2008.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação - “Libertatis nuntius”. São Paulo: Paulinas, 1984.

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Libertatis conscientia: instrução sobre a liberdade cristã e a libertação. São Paulo: Paulinas, 1986.

DUQUOC, C. Creo en la Iglesia. Precariedad institucional y Reino de Dios. Santander: Sal Terrae, 2001.

FIGARO, R. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Organicom, v. 5, n. 9, p. 90-100, 2008.

GONÇALVES, P.S.L. A relação entre a fé cristã e os pobres na Teologia da Libertação. Perspectiva Teológica, v. 43, n. 12, p. 315-332, set.-dez. 2011.

GONZÁLEZ FAUS, J.I. El meollo de la involución eclesial. Razón y Fe, v. 220 (1989), n. 90, p. 67-84, 1989.

GUTIÉRREZ, G. A Força Histórica dos Pobres. Petrópolis: Vozes, 1981.

GUTIÉRREZ, G. Compreender a pobreza [2016]. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78- noticias/554111-compreender-a-pobreza-artigo-de-gustavo-gutierrez. Acesso em: 15 out. 2025.

GUTIÉRREZ, G. Pobres e Libertação em Puebla. São Paulo: Paulinas, 1980.

GUTIÉRREZ, G. Teologia da Libertação. Perspectivas. Vozes: Petrópolis, 1975 (publicada originalmente em Lima, em 1971).

JOÃO XXIII, Papa. Carta Encíclica Mater et Magistra, sobre a evolução da questão social à luz da doutrina cristã. Roma, 1961.

JOÃO XXIII, Papa. Radio-mensagem a todos os fiéis cristãos no dia 11 de setembro de 1962. Roma, 1962.

LEÃO XIII, Papa. Carta Encíclica Rerum Novarum sobre a condição dos operários. Roma, 1891.

FRANCISCO, Papa. Palavras do Papa Francisco no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2013.

PAULO VI, Papa. Carta Encíclica Populorum Progressio sobre o desenvolvimento dos povos. Roma, 1967.

PAULO VI, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi sobre a evangelização no mundo contemporâneo. Roma, 1976.

PIKAZA, X.; SILVA, A. da. O Pacto das Catacumbas: a missão dos pobres na Igreja. São Paulo: Paulinas, 2015.

RIZEK, C.S. Trabalho, moradia e cidade: zonas de indiferenciação? Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 78, p. 41-189, fev. 2012.

SIERRA BRAVO. R. El mensaje social de los padres de la Iglesia. Madrid: Ciudad Nueva, 1989.

VAZ, H.C. de L. Igreja reflexo vs Igreja-fonte. Cadernos Brasileiros, n. 46, p. 17-22, 1968.

Téléchargements

Publié-e

2026-03-30

Comment citer

Brighenti, A. (2026). De uma Igreja para os pobres e dos pobres a uma Igreja pobre e com os pobres: A propósito da Exortação Dilexi te. Revista Eclesiástica Brasileira, 86(333), 247–271. https://doi.org/10.29386/reb.v86i333.6767