Hagiografias e metodologias educacionais
Biografia dos santos, identidade confessional e sua influência na educação
DOI :
https://doi.org/10.29386/reb.v83i326.5222Mots-clés :
Hagiografia; Scalabrinianas; Salesianos; Agostinianos; Identidade confessional.Résumé
Os modelos hagiográficos vêm sendo estudados há algum tempo por pesquisadores do campo religioso. Nesse viés, a vida dos santos pode dialogar com a Pastoral e com a sala de aula e influenciar as propostas educacionais. O objetivo desse artigo é identificar três dessas propostas: scalabriniana, salesiana e agostiniana, identificando metodologias educacionais que revelam a essência da vida de João Batista Scalabrini, de São Francisco de Sales e de Santo Agostinho. A metodologia biográfica revela a singularidade dos santos e sua especificidade nas metodologias educacionais. Conclui-se que a hagiografia, repleta de narrativas e memórias religiosas, pode guiar a prática escolar inspirando e influenciando propostas, critérios para atividades e valores humanos, definindo a identidade confessional e as metodologias educacionais de um grupo.
Abstract: Hagiographic models have been studied for some time by researchers in the religious field. In this bias, the lives of the saints can dialogue with the Pastoral and with the classroom and influence educational proposals. The purpose of this article is to identify three of these proposals: Scalabrinian, Salesian and Augustinian, identifying educational methodologies that reveal the essence of the life of John Baptist Scalabrini, St. Francis de Sales and St. Augustine. The biographical methodology reveals the uniqueness of the saints and their specificity in educational methodologies. It is concluded that hagiography, full of narratives and religious memories, can guide school practice by inspiring and influencing proposals, criteria for activities and human values, defining the confessional identity and educational methodologies of a group.
Keywords: Hagiography; Scalabrinians; Salesians; Augustinians; Confessional identity.
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