Os traços de Deus na criação
Uma leitura hermenêutica de Paul Ricoeur à luz das encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum
DOI :
https://doi.org/10.29386/reb.v85i331.4732Résumé
Este artigo investiga as intersecções entre a hermenêutica da criação em Paul Ricoeur e a teologia ecológica do Papa Francisco, especialmente nas encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum. A pesquisa parte da noção ricoeuriana de criação como narrativa simbólica e de sua abordagem do problema do mal, analisando como a ruptura ecológica contemporânea pode ser compreendida como um sinal da deterioração da relação entre Deus, o ser humano e a natureza. Diante desse contexto, o estudo busca responder à seguinte questão: como a Criação pode ser compreendida como um lugar de revelação divina e de responsabilidade ética a partir da leitura de Ricoeur e das encíclicas do Papa Francisco? A pesquisa enfatiza os traços de Deus na criação e suas implicações ético-teológicas, destacando a necessidade de uma conversão ecológica que vá além de mudanças pragmáticas e envolva uma restauração da comunhão cósmica. Conclui-se que a Criação, compreendida hermeneuticamente, não é apenas um campo de exploração, mas um espaço de revelação e cuidado, onde a presença divina interpela o ser humano a uma responsabilidade integral que abarca quatro dimensões interligadas: ética e moral, no compromisso com a justiça e a dignidade da vida; econômica e social, na busca por um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário; cultural, na preservação da identidade dos povos e no respeito à diversidade; e espiritual, no reconhecimento da Criação como dom e lugar de encontro com Deus. O método de pesquisa é o bibliográfico exploratório.
Abstract: This article investigates the intersections between Paul Ricoeur’s hermeneutics of creation and Pope Francis’ ecological theology, especially as presented in the encyclicals Laudato Si’ and Laudate Deum. The research is based on Ricoeur’s notion of creation as symbolic narrative and his approach to the problem of evil, analyzing how the contemporary ecological rupture can be understood as a sign of the deterioration in the relationship between God, humanity, and nature. In this context, the study seeks to answer the following question: how can Creation be understood as a place of divine revelation and ethical responsibility, based on the readings of Ricoeur and the encyclicals of Pope Francis? The research emphasizes the traces of God in creation and their ethical-theological implications, highlighting the need for an ecological conversion that goes beyond pragmatic changes and involves the restoration of cosmic communion. It concludes that Creation, hermeneutically understood, is not merely a field of exploitation, but a space of revelation and care, where the divine presence calls the human being to an integral responsibility encompassing four interconnected dimensions: ethical and moral, through a commitment to justice and the dignity of life; economic and social, in the pursuit of a sustainable and solidarity-based development model; cultural, in the preservation of the identity of peoples and respect for diversity; and spiritual, in the recognition of Creation as a gift and a place of encounter with God. The research method is bibliographic and exploratory.
Keywords: Paul Ricoeur; Pope Francis; Creation; Ecological ethics; Theological hemeneutics.
Téléchargements
Références
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. 2. ed. 2003. São Paulo: Loyola, 2001.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. 2. Reimp. (2003). São Paulo: Paulus, 2002.
CARTA DA TERRA (A). Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/secex/dea/3a-jornada-de-educacao-ambiental/material-de-apoio/cartadaterra.pdf. Acesso em: 28 maio 2025.
CHARDIN, T. O fenômeno humano. São Paulo: Cultrix, 1995.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL [CNBB]. Evangelização e missão profética da Igreja – Novos desafios. São Paulo: Paulinas, 2005 (Documento 80).
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL [CNBB]. Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011-2015. Brasília: Edições CNBB, 2011 (Documento 94).
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida. 2. ed. 2007. Brasília: Edições da CNBB; São Paulo: Paulus; Paulinas, 2007.
DE LA PEÑA. J.L. Criação, graça, salvação. São Paulo: Loyola, 1998.
DENZINGER-HUNERMANN. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. 3. ed. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2015.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Evangelii Gaudium – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo, Paulus, 2020.
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Laudate Deum – sobre a crise climática. São Paulo: Paulus, 2023.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum. Brasília: Edições CNBB, 2015.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Lumen Fidei – sobre a Fé. Brasília: Edições CNBB, 2013.
MOLTMANN, J. Deus na Criação: doutrina ecológica da criação. Petrópolis: Vozes, 1993.
RATZINGER, J. No princípio Deus criou o céu e a terra. Lisboa: Principia, 2006.
RICOEUR, P. O Símbolo dá o que pensar. Revista Esprit, v. 27, n. 7-8, p. 1-13, 1959. Disponível em: https://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/o_simbolo_que_da_que_pensar. Acesso em: 30 abr. 2025.
RICOEUR, P. Pensando a criação. In: LACOCQUE, A.; RICOEUR, P. Pensando biblicamente. Bauru: Edusc, 2001. p. 49-87.
RICOEUR, P. O mal. Um desafio para a filosofia e para a teologia. In: HENRIQUES, F. Paul Ricoeur e a simbólica do mal. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento, 2005. p. 17-34.
RICOEUR, P. Philosophie de la volunté. Finitude et culpilité. Paris: Seuil, 2009.
SUSIN, L.C. Assim na terra como no céu: breviário sobre escatologia e criação. Petrópolis: Vozes, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Eclesiástica Brasileira 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.