Vol. 85 Núm. 331 (2025): Ecoteologia

					Ver Vol. 85 Núm. 331 (2025): Ecoteologia

Este número da REB destaca uma série de abordagens que convergem em torno do que se convenciona denominar ecoteologia. Esta, poderíamos imaginá-la como um rio de múltiplos afluentes, cuja bacia hidrográfica se encontra em formação. A representação pode servir de alusão ao atual estágio evolutivo da humanidade. Nesse estágio, a ecoteologia atualiza “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem”, como disseram os Padres conciliares do Vaticano II, na Gaudim et Spes, n. 1. À semelhança do que então eram, são também hoje “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (ibid.), alçadas, porém, em chave ecológica. Da sabedoria humana, da Tradição cristã, do pensar teológico atual emergem esperanças e alegrias. Oxalá, estas sejam fortalecidas – é o que desejam, a partir de diferentes pontos de vista, os autores que valorizam o presente destaque ecoteológico: Veridiana Kiss e Maria Vilma Ravazzoli, Elias Wolff, Donizete José Xavier e Cláudio Antonio Delfino e Reginaldo Martins da Silva, Sinivaldo Silva Tavares, Oton da Silva Araújo Júnior, Martín Carbajo-Núñez, José Reinaldo Felipe Martins Filho e Paulo Afonso Tavares, Elvis Rezende Messias e Jean Poul Hansen, Suzana Ramos Coutinho e Antonio de Oliveira, Rodrigo Follis e Hermenérico Siqueira de Morais Netto, Rosimar José de Lima Dias e Carlos Sérgio Viana.

Além do destaque acima indicado, neste número/REB, Antonio Luiz Catelan Ferreira e Luiz Henrique Brandão de Figueiredo apresentam o resultado de seu estudo sobre o aporte de Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI) sobre a relação entre consciência, democracia e liberdade. Resumem o estudo no título: anamnesis e consciência. E, em reverente agradecimento póstumo por seu interesse pela REB e participação no C. Científico, partilhamos a reflexão de Vítor Galdino Feller († 26 jul. 2025) sobre a missionalidade cristã, sua raiz e, portanto, o modo de ser de Deus, em Jesus Cristo, dos discípulos dele, com destaque para a especificidade dos ministros ordenados – A missionariedade do sacerdócio cristão.

Os membros da Redação/REB agradecem a cada autor/a e a todos os leitores desejam uma frutuosa partilha através dos assuntos e respectivos aspectos aqui abordados.

Cadastre-se – http://reb.itf.edu.br – e usufrua da REB on-line.

Elói Dionísio Piva, ofm

Redator

Publicado: 2025-08-19

Dossiê