Vol. 41 Núm. 163 (1981): D. Helder, irmão dos pobres
Todo este número da REB quer ser uma homenagem a Dom Hélder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife, pelos seus 50 anos de vida sacerdotal. É por causa de seu carisma que os pobres puderam ouvir de novo a bem-aventurança de Jesus dirigida a eles. Dom Hélder está na raiz do evangelismo que pervade grande parte de nossas Igrejas. Sua presença produz aquilo que o Evangelho produz: coragem de ser, alegria, sensação de liberdade reconquistada. E como no Evangelho, tais valores assustam a pagãos e a tantos companheiros de caminhada. Para muitíssimos cristãos do mundo inteiro e para o redator desta revista ele é o nosso cardeal «in pectore». Só assim, pensamos, a causa dos direitos dos pobres, a opção por sua libertação integral e por uma Igreja que se refaz a partir da fé dos humildes da terra ganham sua plena consagração.
Dos artigos ressaltamos dois especialmente valiosos: o de Clodovis Boff sobre Santo Tomás de Aquino e a teologia da libertação e o do Pe. Antônio da Silva Pereira sobre a Participação dos fiéis nas decisões da Igreja. O primeiro deixa claro como toda verdadeira teologia – como aquela de Tomás – é sempre libertadora porque lança suas raízes na concretude de seu tempo, apanhando-lhe os desafios essenciais e confrontando-os com as exigências do Evangelho. O que resulta é sempre um passo no caminho da grande libertação. O segundo fornece a justificação teórico-teológica a tantas práticas de nossas Igrejas nas bases, onde o povo participante deixa de ser massa de fregueses e se constitui em Povo de Deus.
Não deixa de ser também importante a contribuição do Pe. Valério Alberton sobre a atual posição do Magistério com referência à Maçonaria.
Que Dom Hélder Câmara continue a confirmar os irmãos no compromisso de libertação, firmado e iluminado pelo Evangelho de Jesus Cristo que ele, por sua vida e prática, torna acreditável aos homens de hoje.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB