Vol. 43 Núm. 171 (1983): O Testemunho Espiritual de Alceu Amoroso Lima
A primeira parte da REB homenageia a significação espiritual de Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde), falecido na Festa da Assunção de Nossa Senhora, dia em que, há 55 anos, se reconvertia ao cristianismo militante. A figura de Alceu é retratada na intimidade espiritual por sua filha, abadessa beneditina em São Paulo, Madre Maria Teresa. Morreu carregado de dias e cheio de graça, sabedoria e santidade.
A segunda parte oferece vários trabalhos sobre o V Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base celebrado de 4 a 8 de julho em Canindé, Ceará. Basta ler os materiais para afugentar o fantasma, forjado no Brasil, da Igreja Popular. Descobre-se ai a Igreja inteira procurando viver a comunhão e a missão nos meios populares, sofrendo com as pressões de toda ordem e à luz do Evangelho e da mensagem social do Magistério sendo semente de uma nova sociedade.
Ressaltamos o estudo de Jacques Vervier e de Herman Vos sobre a pobreza como privilégio ou como desgraça. Unem conhecimentos específicos de economia com uma leitura teológica acurada. Desfazem muitos equívocos, em que incorrem principalmente aqueles que não sabem o que fazer com a opção preferencial da Igreja pelos pobres.
O conhecido historiador José Oscar Beozzo apresenta-nos, de forma sucinta mas objetiva e apaixonada, a situação do negro na sociedade brasileira.
Por fim chamamos a atenção dos leitores para as duas recensões acerca do livro de Dom Boaventura Kloppenburg A Igreja Popular, uma de um teólogo e outra de um sociólogo. Tentam desfazer as confusões que este livro, sob a aparência de zelo pela ortodoxia, levantou entre os fiéis.
A redação desta revista está convencida de que somente a busca humilde unida a uma fé vigorosa, desprovida do desejo mórbido de desmascarar adversários a todo custo, constitui o sinal do verdadeiro teólogo.
Frei Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB