v. 44 n. 176 (1984): Comentários à Instrução sobre a Teologia da Libertação

					Visualizar v. 44 n. 176 (1984): Comentários à Instrução sobre a Teologia da Libertação

A Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação teve o mérito de acender vigorosa discussão dentro da Igreja e propiciar um aprofundamento das questões essenciais à missão social da Igreja em contexto de pobreza e opressão. A REB recolhe algumas reações ao documento vaticano. Trata-se de reflexões que procuram resgatar toda a positividade do documento e também chamar a atenção para suas insuficiências e para os aperfeiçoamentos necessários em vista do bem de toda a Igreja. A temática dos pobres é demasiadamente séria para ser resolvida a partir de uma única instância, por alta que seja, na Igreja e na sociedade. São os pobres que nos mostram o Evangelho como boa-notícia de justiça, solidariedade e dignidade de filhos de Deus. A Instrução da Santa Sé promete um novo documento no qual se vai mostrar toda a riqueza desta teologia para a reflexão e para a prática pastoral; os presentes trabalhos devem ser lidos como colaboração das diversas instâncias eclesiais a esta intenção. Por isso acolhemos textos de bispos, teólogos, leigos e da área ecumênica.

A força desta teologia reside em sua eclesialidade. O decisivo é o fato de que cristãos por causa de sua fé, de que Igrejas por causa da evangelização, estejam se comprometendo com a libertação integral dos oprimidos, ao lado dos próprios oprimidos que se conscientizam, organizam e se empenham nas mudanças necessárias na sociedade. A teologia da libertação procura refletir esta prática eclesial e popular. Sua fonte de inspiração não é o marxismo, mas a fé e a própria prática da Igreja. Por isso na discussão desta teologia não se sentem envolvidos apenas teólogos, mas os próprios pastores e o homem da rua. Até que ponto a Igreja, ao dar-nos Deus, Jesus Cristo em seu mistério e os meios da salvação, também nos dá esperança de um mundo mais justo e fraterno para este mundo, construído à luz dos imperativos do Reino de Deus? Este é o desafio a que quer responder esta teologia, nascida na Igreja latino-americana e hoje difundida por todo o mundo.

Chamamos atenção para a Crônica Eclesiástica, onde se referem os tópicos principais da convocação do redator desta revista a um encontro com as autoridades doutrinárias da Igreja em Roma, acompanhado pelos Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Aloísio Lorscheider.

Frei Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2021-12-13

Artigos

Crônica

Necrologia

Apreciações

Índices