Da pedagogia extrativista à pedagogia do cuidado

A conversão ecológica à luz do magistério social católico e da epistemologia da complexidade

Autores/as

  • Elvis Rezende Messias Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Patos de Minas)
  • Jean Poul Hansen Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v85i331.6688

Resumen

A partir da epistemologia da complexidade de Edgar Morin, que compreende o ser humano como uma unidade complexa (biológica, psíquica, social, afetiva e racional), e do Magistério Social da Igreja, cujas orientações propõem como paradigma urgente de nossas relações conosco mesmos, com Deus e com as outras criaturas, o presente artigo ecoa a proposta de conversão (integral e, consequentemente, ecológica) assumida pela Campanha da Fraternidade 2025, objetivando apresentar a necessidade de uma mudança atitudinal profunda para nossos tempos, que transcenda a racionalidade extrativista dominante. Baseado em metodologia de cunho qualitativo, com abordagem teórico-hermenêutica, o artigo reflete sobre caminhos formativos – pedagogia do cuidado – que podem favorecer uma transformação concreta da ecologia das ações humanas, em vista da promoção de um estilo de vida mais saudável e sustentável que supere a lógica instrumental vigente e assuma uma visão relacional, ética e planetária da identidade humana, em respeitosa e reverente interligação com todas as formas de vida que habitam nossa Casa Comum.

Abstract: Based on Edgar Morin’s epistemology of complexity, which understands the human being as a complex unit (biological, psychic, social, affective and rational) and the guidelines of the Social Magisterium of the Church, which proposes Integral Ecology as a paradigm for our relationships with ourselves, with God and with other creatures, this article echoes the proposal for integral and, consequently, ecological conversion, assumed by the 2025 Fraternity Campaign, with the aim of presenting the need for a profound attitudinal change for our times, which transcends the dominant extractive rationality. Based on qualitative methodology, with a theoretical-hermeneutic approach, the article reflects on formative paths – pedagogy of care – that can generate a concrete transformation of the ecology of human actions, with a view to promoting a healthier and more sustainable lifestyle that overcomes the current instrumental logic and assumes a relational, ethical and planetary vision of human identity, with respect and reverence in the interconnection with all forms of life that inhabit our Common Home.

Keywords: Pope Francis; Laudate Deum; Laudato Si’; Climate crisis; Complex thought; Fraternity Campaign-2025.

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Biografía del autor/a

Elvis Rezende Messias, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM Patos de Minas)

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente-pesquisador da área de Filosofia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Patos de Minas.

Jean Poul Hansen, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Teologia Dogmática pela Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA). Secretário Executivo das Campanhas da CNBB.

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Publicado

2025-08-19

Cómo citar

Messias, E. R., & Hansen, J. P. (2025). Da pedagogia extrativista à pedagogia do cuidado: A conversão ecológica à luz do magistério social católico e da epistemologia da complexidade. Revista Eclesiástica Brasileira, 85(331), 402–421. https://doi.org/10.29386/reb.v85i331.6688