Algumas reflexões antropológicas sobre cultura no Documento de Trabalho de Santo Domingo
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v52i207.2865Resumen
Com o intuito de contribuir para a reflexão que deve preceder a IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, sobre Nova Evangelização, Promoção Humana e Cultura Cristã, a Equipe de Assessoria do ISER realizou, no dia 22 de julho de 1992, no Rio de Janeiro, um debate sobre o tema cultura, tomando como base o texto do Documento de Trabalho para Santo Domingo. Foram convidados para apresentar o tema os antropólogos: José Sérgio Leite Lopes e Regina Célia Reyes Novaes, professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participaram do evento, como debatedores, a Equipe de Assessoria do ISER e outros intelectuais e agentes de pastoral convidados.
Gostaríamos, através deste relatório, de socializar a discussão que realizamos, tendo presente, no entanto, os limites próprios de um relatório que se vê obrigado a reproduzir as idéias, despidas do calor e da emoção que marcaram o debate. A discussão será apresentada na forma de um texto corrido, recortado segundo os itens do tema cultura, conforme aparece no cap. 3 da Primeira Parte do Doc. de Trabalho. Trata-se, portanto, de uma produção coletiva, tendo presentes, no entanto, os acréscimos do relator que, em muitos momentos, extrapola a discussão do grupo com suas reflexões pessoais. Um procedimento a que se permite, na medida em que o presente texto não pretende ser uma crônica da reunião, mas uma contribuição à reflexão daqueles que estão preocupados com os destinos da Igreja Católica na América Latina a partir das opções que podem ser definidas em Santo Domingo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eclesiástica Brasileira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.