A "Universal": fenômeno mercadológico x fenômeno religioso
Uma reflexão sócio-pastoral
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v58i230.2382Resumen
O artigo analisa o caso ma is espetacular de êxito mercadológico entre as igrejas neopentecostais da atualidade. A “Igreja Universal do Reino” logrou traduzir em termos de terceiro mundo latino-americano a “teologia da prosperidade” e as práticas de marketing do evangelismo norte-americano. O artigo considera e põe em confronto duas dimensões do sucesso da “Universal”: a mercadológica e a religiosa. Sem absolutizações, dá a ambas igual importância na explicação psicossocial do êxito missionário desta Igreja, fundada no Brasil há 20 anos e hoje presente em mais de 40 países, em quatro continentes. Na parte final, sempre desde um enfoque psicossocial, o artigo faz um balanço pastoral crítico, buscando enunciar as linhas pastorais que poderiam servir como pistas de resposta teológico-pastoral das demais Igrejas cristãs, tanto da católica quanto das demais denominações históricas, desafiadas pelo fenômeno neopentecostal.
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