A Juventude Universitária Católica. Algumas reflexões sobre uma experiência de vida cristã (II)
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v61i241.2124Palabras clave:
Juventude Universitária Católica.Resumen
A abordagem escolhida é a de um testemunho pessoal sobre o emprego do método do “ver-julgar-agir” pela Juventude Universitária Católica (JUC) no Brasil, ao longo dos anos cinquenta e parte dos anos sessenta. Este emprego aconteceu dentro da caracteristica primordial da JUC: a de ser um movimento de leigos identificado com o meio universitário e tendo como espaço de ação a própria instituição universitária. Utilizando uma pedagogia de ação, a JUC assume a história a partir de uma consciência critica em relação a seu contexto e procura viver o mistério da Igreja como Povo de Deus e Corpo Místico de Cristo, sua Cabeça. Através de seus posicionamentos e de seu engajamento a partir do Evangelho, a JUC confere sentido cristão às suas ações, exerce uma junção profética no meio em que atua e dá testemunho de sua fé.
Abstract: The choice of approach is one of personal testimonv on the use of the method of “see-judge-act” by the Juventude Universitária Católica (JUC) (Catholic University Youth) in Brazil, during the 1950s and part of the 1960s. This use was applied within the primordial characteristic of JUC: that of a lay-movement identified with the university having as its area of action the institution of the university itself Utilizing a pedagogy of action, JUC assumes the story firom the point of view of a criticai conscience in relation to its context and tries to live out the mystery of the Church as the People of God and the Mystical Body of Christ, its Head. Through its statements and engagement firom the point of the Gospel, JUC gives Christian sense to its actions, exercising a propheticfiunction in the area in which it aets and gives mtness to its faith.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Eclesiástica Brasileira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.