Vol. 49 No. 196 (1989): Evangelização e Cultura

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Na IV Semana de Teologia Missionária promovida em São Paulo pela Linha II da CNBB, um grupo de teólogos, no âmbito dos 500 anos de evangelização na América Latina, elaborou uma série de reflexões críticas com vistas a uma nova evangelização. Especificamente, buscaram elucidar a relação entre Evangelho e culturas. Algumas das contribuições então proferidas compõem a maior parte deste fascículo da REB.

Roque de Barros Laraia se propõe a esclarecer o conceito antropológico de cultura. Constata o fenômeno da multiplicidade cultural e tenta compreender a origem e o desenvolvimento desta diversidade da expressão humana.

Paulo Suess demonstra que a dimensão religiosa do homem é veiculada culturalmente. Constata que esta vinculação se apresenta como um dom e uma tarefa e que, em seu momento histórico latino-americano, também foi e é desrespeitada.

Leonardo Boff faz uma avaliação critica de métodos de evangelização utilizados na Igreja: denuncia arrogâncias. Idealmente, aponta para caminhos de serviço, de humildade e de respeito: sonha que o encontro entre os atores sociais — agentes de cultura — suscite diálogo, provoque anúncio evangélico, libere e multiplique os bens do Reino.

Luís Carlos Susin nos relembra que a Revelação se dá e se caracteriza culturalmente, portanto, também diversificadamente. Acontece no encontro entre uma identidade e uma alteridade. Qualificação evangélica a temos na medida em que uma cultura propicia espaço à participação, à comunhão, à responsabilidade, à alegria.

Alberto Antoniazzi aborda panoramicamente a relação entre dogma e cultura. Lembra que a compreensão e a formulação do dogma se dão em nível cultural e que, sendo a cultura dinâmica por natureza, permanentemente se busca diálogo, liberdade de investigação e de expressão. Na prática da interação social, porém, esta aspiração faz estrada entre conflitos.

Rose Marie Muraro manifesta o desejo de um maior equilíbrio nas decisões da Igreja, mediante a superação de traços culturais discriminatórios em relação à mulher.

Angélico Sândalo Bernardino chama a atenção para o fenômeno cultural urbano. Assinala descompassos em muitos membros da Igreja com relação à realidade urbana, bem como o desafio e a chance que se apresentam à evangelização.

Xabier Gorostiaga nos introduz no atual contexto sócio-político da América Central. Sugere qual o compromisso que o cristão, para ser fiel ao anúncio do Reino e, portanto, àquele homem concretamente ali situado, deveria assumir nesta conjuntura.

Eduardo Hoornaert, independentemente do citado encontro teológico, elucida o horizonte religioso-cultural em que Las Casas se movia ao estabelecer contatos com habitantes do Novo Mundo, ou seja, na linha da Grande Tradição Legal do Ocidente, originada do Direito Canônico, e não na linha do Direito Internacional, constituído à revelia daquela Tradição. Trata-se de uma questão que continua candente também nos dias de hoje.

Enfim, Ivone Gebara nos conduz à CF/90. Ela resgata a experiência mística da mulher pobre em sua cotidiana busca e defesa da vida. Avalia criticamente aspectos do discurso da libertação e evoca a complexidade da vida que, em sua fragilidade e vigor, ultrapassa as possibilidades do discurso lógico-conceitual.

Frei Elói Dionísio Piva

Redator

Published: 2021-10-05

Artigos

  • O conceito antropológico de cultura

    Roque de Barros Laraia
    771-777
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3080
  • Cultura e religião

    Paulo Suess
    778-798
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3081
  • Evangelizar a partir das culturas oprimidas

    Leonardo Boff
    799-839
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3082
  • Revelação e condicionamento cultural

    Luís Carlos Susin
    840-854
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3083
  • Dogma e culturas

    Alberto Antoniazzi
    855-868
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3084
  • Mulher, Cultura e Igreja Um roteiro

    Rose Marie Muraro
    869-876
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3085
  • Cultura urbana emergente e evangelização

    Angélico Sândalo Bernardino
    877-881
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3086
  • América Central 1989-1990 – Espaço para a mudança e a paz

    Xabier Gorostiaga
    882-898
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3087
  • Las Casas entre o Direito Corporativo e o Direito Internacional (Análise de um trecho do Prólogo da História das índias)

    Eduardo Hoornaert
    899-912
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3088
  • Mística e política na experiência das mulheres

    Ivone Gebara
    913-926
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3089

Comunicados

  • A fé cristã e a Torá do judaísmo

    Jacob Neusner
    927-934
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3090
  • Mercúrio contamina rios da Amazônia

    Florêncio Almeida Vaz Filho
    935-939
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3091
  • A eclesiologia das CEBs – Prática Pastoral

    Antônio Francisco Falcone
    939-941
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3092
  • Os conjurados de 1789 e a escravidão

    José Geraldo Vidigal de Carvalho
    941-947
    DOI: https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3093