O Sínodo para a Amazônia em perspectiva decolonial

Autores

  • Agenor Brighenti
  • Stefano Raschietti

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v82i321.3936

Resumo

Objetivo deste artigo é uma releitura do Sínodo da Amazônia numa perspectiva decolonial latino-americana, com o propósito de detectar elementos para um paradigma missionário “ao reverso”. O Sínodo representou o ponto de chegada do percurso empreendido pela Igreja da Amazônia após o Concílio e Medellín, na busca de uma atuação encarnada e libertadora. Representou também o ponto de partida, no intento de indicar novos caminhos para a ação da Igreja, novas práticas de libertação descolonizada e profética, diante dos desafios atuais. O evento sinodal, marcado por debates participativos e diálogos abertos, tinha como pano de fundo a ecologia integral e, como exigência, a conversão e a reforma estrutural da Igreja. Esse caminho apontou para quatro elementos “decoloniais” fundamentais: a irrupção do “outro” como sujeito; o processo de desprendimento e abertura; o significado geopolítico da fronteira; as perspectivas decoloniais globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agenor Brighenti

Presbítero da Diocese de Tubarão, SC; doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade Católica de Louvain/Bélgica; Professor-pesquisador na PUC de Curitiba e professor-visitante no Instituto Teológico-Pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano, em Bogotá; Membro da Equipe de Reflexão Teológica do CELAM. Foi perito do CELAM na Conferência em Santo Domingo, da CNBB em Aparecida, e, agora, do Sínodo Pan-amazônico.

Stefano Raschietti

Missionário xaveriano, italiano, no Brasil desde 1990, mestre em teologia dogmática com concentração em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção em São Paulo; doutorando em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Brighenti, A., & Raschietti, S. (2022). O Sínodo para a Amazônia em perspectiva decolonial. Revista Eclesiástica Brasileira, 82(321), 66–91. https://doi.org/10.29386/reb.v82i321.3936