Bd. 35 Nr. 139 (1975): O Pensar Sacramental
No primeiro artigo o redator desta revista Frei Leonardo Boff tenta pensar os sacramentos não a partir de sua estruturação histórica, mas a partir de um nível mais profundo, do enfoque que permite ver toda a realidade em sua dimensão sacramental. Este enfoque nasce da experiência de Deus.
O Pe. Calisto Vendrame aprofunda o sentido teológico do Sacramento dos Enfermos. O artigo possui uma eminente dimensão pastoral. Fará bem a todos os que tratam dos doentes.
Pouco conhecemos do frade que celebrou a primeira missa no Brasil Frei Henrique de Coimbra. Frei Venâncio Willeke apresenta-nos minuciosa pesquisa sobre o assunto, certamente a primeira a ser publicada no Brasil com tal abundância de fontes.
Estagiando por um ano no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra, Aldo Vannucchi pôde aprofundar um tema muito importante para a reflexão na América Latina: Liturgia e Libertação. A libertação não se realiza somente através de análises cientificas e planos de ação concreta. Ela é celebrada e antecipatoriamente já gozada na liturgia.
Um dos grandes teólogos do Brasil foi certamente o Pe. Penido. Pe. Gilson Silveira nos apresenta uma bela síntese do pensamento teológico de Pe. Penido falecido recentemente.
O Pe. Beni dos Santos apresenta-nos ricas idéias sobre a sacramentalidade do Matrimonio, ressaltando as consequências pastorais de uma concepção mais teológica e menos jurídica da sacramentalidade matrimonial.
Profundamente preocupado com o problema da falta de sacerdotes, o Pe. M. Groetelaars apresenta o problema: Pastoral ou direito canónico: uma questão de consciência — padre casado e culto dominical sem sacerdote.
Sebastião Armando Soares nos apresenta sugestivas idéias sobre o Mistério da Palavra de Deus. Esta não cai como um aerolito do céu, mas passa pela mediação do outro e da história.
As comunicações publicam ainda dois estudos ligados à história da Igreja no século passado, um de Riolando Azzi e outro de Mathias C. Kiemen.
A REB crê poder oferecer aos seus leitores bom material de renovação teológica e pastoral. A vida espiritual é como toda vida: ou se alimenta ou definha. Alimentemo-nos, portanto.
Frei Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB