Bd. 36 Nr. 142 (1976): Liberdade e Libertação Hoje
O bispo não é apenas aquele que é responsável pela fé verdadeira e pela doutrina ortodoxa. É fundamentalmente aquele que crê mais profundamente; por isso torna-se o mais responsável pela reta fé. O que significa crer hoje representa uma reflexão muito pertinente de um bispo, D. Pedro Paulo Koop, da Igreja que está em Lins-SP, não sobre qualquer tipo de fé, mas sobre aquele que se verifica no seguimento de Jesus Cristo morto e ressuscitado.
Os conceitos cristãos de liberdade e libertação: eis um estudo do amigo do Brasil J. Comblin. É uma crítica do conceito liberal e totalitário de Uberdade e libertação. No próximo número fará um confronto com a visão e práxis cristã.
O P. Adriano van den Berg aprofunda um tema já abordado por ele nesta revista em 1973: A Ssma. Trindade e a existência humana. Há pouca literatura sobre o tema que é da maior importância espiritual. Admiramos o tom experimental que o A. soube conferir às suas reflexões.
Eduardo Hoornaert se tem celebrizado entre nós pela sua releitura da história eclesiástica no Brasil à luz das preocupações da teologia da libertação que privilegia o lugar do pobre e do oprimido. O presente estudo — O padre católico visto pelos indígenas — revela dimensões insuspeitadas pela historiografia corrente.
O pensar sacramental: sua fundamentação e legitimidade é um estudo do Redator desta revista. As perspectivas apresentadas pelo livro Minima sacramentalia que, à primeira vista, parecem simples, na verdade escondem difíceis problemas de ordem hermenêutica e histórica. Aqui se trata do assunto, não mais numa linguagem narrativa, mas argumentativa, justificando aquela.
Roma e as práticas missionárias no novo mundo constitui uma pesquisa de alto valor desmistificador do triunfalismo das missões no Brasil e na América Latina, escrita por M. J. Vilela.
A experiência bem sucedida de Frei Carmelo Surian em Niterói sobre a aposentadoria pelo INPS e Funrural é aqui apresentada para ser imitada por este vasto pais. O benefício que tem levado a muitos pobrezinhos justifica a publicação de todo o modus procedendi seguido por Frei Carmelo.
Esperamos que todo este rico material teológico-pastoral venha ao encontro da renovação dos nossos pastores. Somente atende às urgências da situação com soluções adequadas aquela pastoral que sabe continuamente afinar a sensibilidade mediante o estudo, a reflexão teológica e a oração.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB