Bd. 43 Nr. 170 (1983): Classe média e opção pelos pobres
Verifica-se hoje grande criatividade nas bases da Igreja onde emerge uma expressão original da Igreja que nasce da fé do povo pobre em união com os bispos e os padres que assumiram a causa dos humildes. Verifica-se também dentro do quadro institucional clássico uma vitalização de vários movimentos atingindo especialmente os estratos médios da sociedade. J. Comblin analisa alguns destes movimentos e os desafios que significam para a pastoral da Igreja, particularmente para a figura do bispo. É importante ler este artigo para despertarmos para os valores novos e também as possíveis ameaças.
Dentre os vários artigos cumpre destacar o da teóloga leiga Maria Clara Lucchetti Bingemer: A pergunta por Deus e a realidade latino-americana. Pertence à riqueza de nossa Igreja o surgimento da reflexão teológica também entre as mulheres comprometidas seriamente com o caminhar da Igreja latino-americana. Saudamos aqui o presente trabalho, sério, bem definido em termos de opção teológica e promissor. Oxalá ela e outras colaborem no aprofundamento da fé a partir da experiência feminina da revelação.
Um desafio importante se apresenta à Igreja do Brasil: como elaborar uma responsável e critica pastoral dos ricos tendo por base a opção preferencial e solidária com os pobres. Convém consultar a tradição. Um amigo do Brasil e escrevendo em português, professor em Nimega, Leonardo Meulenberg, estudou a pastoral para os ricos em S. João Crisóstomo. Agradecemos esta colaboração tão centrada nas preocupações de nossa Igreja. O mesmo vale para a contribuição de Antônio Alves de Melo sobre o mesmo tema.
A partir do compromisso dos cristãos pela libertação dos oprimidos relemos e recuperamos as riquezas da tradição. Clodovis Boff leu nesta chave a pastoral de Santo Agostinho. Nele redescobrimos a prática de muitos de nossos irmãos bispos, continuadores do grande Pastor de Hipona.
Esperamos que a REB continue subministrando material de reflexão e de entusiasmo aos que labutam na imensa seara do Senhor neste país tão abençoado de carismas e dons do Espírito.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB