O mistério do chamado. Questões sobre a formação do candidato ao presbiterado
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v72i286.883Schlagworte:
Presbítero, Formação.Abstract
O autor apresenta os elementos essenciais das Diretrizes sobre a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, a partir do amadurecimento do candidato. Trata-se de uma leitura sincrônica, na busca do diálogo construtivo entre Teologia, Sociologia, Antropologia, Psicologia e Pastoral, sempre na consideração de que o protagonismo do candidato ao presbiterado não pode ser atropelado pela ânsia de atender a seus desejos, que devem ser cultivados como âncora para seu discernimento. O processo decisional tem sua base na pessoa e desenvolve-se com elementos estruturais da história do candidato, das vivências humanoafetivo-sexuais, das experiências eclesiais e das mediações do chamado, formando assim a base do acompanhamento.
Abstract: The author presents the essential elements of the Guidelines for the training of priests in the Brazilian Church, beginning with the process that will lead to the candidate’s maturity. This is a synchronic reading that seeks a constructive dialogue between Theology, Sociology, Anthropology, Psychology, and Pastoral, always having in mind that the importance of the role of the candidate to priesthood must not be damaged by the urge to meet his desires; on the contrary, these must be cultivated as an anchor for his learning. The decision-making process has its basis on the person and is developed using the structural elements of the candidate’s history, of his human-sexual-affective experiences, of the ecclesial experiences and those of the mediations of the calling that together will form the basis for the monitoring process.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Revista Eclesiástica Brasileira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.