Uma mística de acolhida ao cosmos: Hildegarda de Bingen

Autor/innen

  • Faustino Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v83i324.4740

Abstract

Entrar em contato com Hildegarda de Bingen é conhecer uma das mais importantes personalidades da Idade Média, que enriqueceu o cenário teológico com uma rica e diversificada produção, com atuação em várias áreas singulares, como a teologia, a mística, a medicina, a pintura e a música. Discute-se no âmbito acadêmico se ela foi de fato mística ou uma visionária e profeta. É um campo onde o debate permanece aberto, dada a complexidade da questão. Nossa reflexão vai no sentido de situá-la na história do misticismo cristão ocidental, como uma figura peculiar.

Palavras-chave: Mística; Teologia; Profetismo; Cristianismo; Mulher.

Abstract: To have access to Hildegarda de Bingen is to get to know one of the most important personalities of the Middle Ages, someone who endowed the theological scene with a rich and diversified production, acting in several different areas such as theology, mystique, medicine, painting and music. Members of the academic environment do not come into agreement as to whether she was really a mystic or a visionary and prophet. This is an area where the debate remains open given the complexity of the issue. Our reflection tends to place her in the history of the Western Christian mysticism, as a very specific figure.

Keywords: Mystic; Theology; Prophetism; Christianity; Women.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Faustino Teixeira

Professor Titular Aposentado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. Consultor e Colaborador do Instituto Humanitas da Unisinos (IHU), do Paz e Bem e ISER-Assessoria (RJ). Doutorado e Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1985 e 1998). Atua nas seguintes áreas: Literatura e Mística, Mística Comparada das Religiões, Teologia das Religiões e Diálogo Inter-Religioso.

Veröffentlicht

2023-04-25

Zitationsvorschlag

Teixeira, F. (2023). Uma mística de acolhida ao cosmos: Hildegarda de Bingen. Revista Eclesiástica Brasileira, 83(324), 39–57. https://doi.org/10.29386/reb.v83i324.4740