A Lei da Representação na Economia Divina

Autor/innen

  • Boaventura Kloppenburg

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v31i121.4496

Abstract

O conceito de «representação», aqui, é estudado do ponto de vista teológico no relacionamento do homem com Deus ou no encontro de Deus com o homem. Pois neste ponto coincidem as experiências das religiões naturais com os dados da Revelação Divina: que normalmente não se dá um relacionamento imediato, direto e puramente pessoal do homem com Deus: o homem chega a Deus através de outros como mediadores, sacerdotes ou representantes; e que, por outro lado, também Deus costuma servir-Se de mediadores e representantes Seus para manifestar-Se aos homens, convidá-los à comunhão conSigo e nela os receber. A mediação parece ser norma fundamental da ação divina e do nosso relacionamento com Deus. É esta a conclusão mais evidente e importante do longo estudo de Josef Scharbert sôbre o Antigo Testamento e o Antigo Oriente?

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Veröffentlicht

1971-03-31

Zitationsvorschlag

Kloppenburg, B. (1971). A Lei da Representação na Economia Divina. Revista Eclesiástica Brasileira, 31(121), 65–77. https://doi.org/10.29386/reb.v31i121.4496

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