A pergunta por Deus e a realidade latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v43i170.3594Abstract
O tema que nos ocupa, aqui, é um desafio. Perguntar por Deus e pretender falar sobre Ele desde Sua própria perspectiva é a proposta central da Teologia (cf. 2Cor 2,17). E isso implica aventurar-se no desconhecido. Pois o Deus verdadeiro «não é o Deus que as religiões têm por conhecido, senão, precisamente, o Deus desconhecido, que por isso mesmo representa a crise de todas as religiões e todas as realidades humanas».
Porém, partindo-se do pressuposto de que o único ser a quem é dada a possibilidade de formular a pergunta por Deus é o próprio homem, ser histórico, que se move num tempo e espaço determinados, é preciso, de início, colocar algumas balizas. Nenhuma questão humana pode pretender a neutralidade absoluta ou a formulação vaga e imprecisa, sob pena de não conduzir a lugar algum.
Nosso trabalho tenciona, pois, colocar a seguir alguns passos metodológicos que ajudarão a situar o problema e a questão num contexto e num tempo determinados, a fim de poder encaminhar a reflexão na direção, senão de uma conclusão, pelo menos de perspectivas abertas que possibilitem o prosseguimento da mesma reflexão.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.