Pacem in Terris

Uma guia de leitura

Autores

  • Francisco de Aquino Júnior

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2564

Resumo

Pensada, gestada e publicada logo após o conflito dos mísseis cubanos em outubro de 1962, a encíclica Pacem in Terris do papa João XXIII trata do problema da “paz na terra” num contexto de desigualdade social-econômica e de “guerra fria” que dividiu e opôs o mundo em dois grandes blocos. Ela tem o mérito de recolher e sistematizar o ensino do magistério nas últimas décadas sobre questões de ordem sociopolítica e de fazer isso a partir da “dignidade da pessoa humana” e de seus “direitos e deveres universais, invioláveis e inalienáveis”. Sem falar que isso possibilitou assumir e integrar de modo positivo e explícito no magistério da Igreja aspectos fundamentais do mundo moderno como Direitos Humanos e democracia. Este trabalho, como indica seu subtítulo, pretende ser um guia de leitura da encíclica. Começa indicando o contexto sócio-eclesial em que ela surge e ao qual procura responder. Faz uma apresentação panorâmica da estrutura e do conteúdo do texto. E conclui destacando alguns pontos importantes para sua adequada compreensão e interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Aquino Júnior

Doutor em teologia pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster – Alemanha; professor da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e do PPG-TEO da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte – CE.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Aquino Júnior, F. de. (2021). Pacem in Terris: Uma guia de leitura. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(318), 30–56. https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2564