Amor e sexualidade na teologia cristã

Uma interpretação ético-teológica sobre o sentido do amor erótico à luz da Amoris Laetitia

Autores

  • André Luiz Boccato de Almeida
  • Robson Ribeiro de Oliveira Castro
  • Thales Martins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v80i317.2239

Resumo

O presente artigo pretende tratar o tema cristianismo e sexualidade a partir de uma reflexão sobre o amor erótico na Amoris Laetitia (AL). Para isso, buscar-se-á compreender a visão positiva e propositiva sobre o corpo e a sexualidade próprias do cristianismo. Na exortação pós-sinodal, o Papa Francisco desejou revigorar o ensinamento cristãocatólico sobre o amor na alegria para todas as famílias e casais, diante de inúmeros desafios colocados pela atual cultura pós-moderna. Propõe-se aqui destacar uma ética teológica sobre o sentido do amor erótico presente na exortação, salientando a importância de apresentar uma visão integral junto às famílias, em meio à cultura da fragmentação e do descartável. Este itinerário seguirá em uma tríplice perspectiva de análise teológica: a) serão apresentados alguns traços da herança de uma moral sexual conhecida como “culpabilizadora”, marcada por uma desconfiança com o sentido de um amor sexual; b) far-se-á uma apresentação do sentido personalista do amor e da sexualidade assumidos pelo Concílio Vaticano II e revisitados pela tradição pós-conciliar; c) desenvolver-se-á uma análise do que compreendemos de forma positiva como “amor erótico” na AL, destacando elementos ainda a serem assumidos na pastoral e no acompanhamento dos casais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Boccato de Almeida

André Luiz Boccato de Almeida é Pós-doutor em teologia (PUC-PR); doutor em teologia moral (Lateranense-Roma); mestre em teologia (PUC-SP); especialista em Educação Sexual (UNISAL-SP); licenciado em Ciências Sociais (FAFICA-PE); bacharel em Teologia (EDT/Angelicum); psicanalista; professor no programa de pós-graduação e graduação em teologia na PUC-SP e no Instituto Teológico Pio XI (Unisal-SP).

Thales Martins dos Santos

Thales Martins dos Santos é Pós-graduando em Espiritualidade (UNISAL-SP); pós-graduando em Filosofia (UNIFAI-SP); licenciado em Filosofia (FAERPI-PI); bacharelando em Teologia (PIO XI-SP).

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Almeida, A. L. B. de, Castro, R. R. de O., & Santos, T. M. dos. (2020). Amor e sexualidade na teologia cristã: Uma interpretação ético-teológica sobre o sentido do amor erótico à luz da Amoris Laetitia. Revista Eclesiástica Brasileira, 80(317), 564–582. https://doi.org/10.29386/reb.v80i317.2239