v. 33 n. 129 (1973): As Eclesiologias do NT

					Visualizar v. 33 n. 129 (1973): As Eclesiologias do NT

A REB felicita e se congratula com Dom Paulo Evaristo Arns por sua elevação ao Colégio Cardinalício. Por longos anos colaborou na revista e militou com o grupo de professores de Petrópolis que a mantém. Nele vemos a inteligência fina unida ao tato pastoral que nos faz recordar os Bispos da Igreja Antiga nos quais se congraçava a teologia, a espiritualidade e o pastoreio. Que este passado continue a se tornar nele presente e futuro.

O primeiro artigo de J. Comblin prossegue as reflexões sobre a teologia da missão; a grande atualidade do tema é indiscutível e vem ao encontro de inquietudes de não poucos pastores e teólogos.

Os artigos de Paul Ruijs — Estruturas Eclesiais no Novo Testamento à luz da vontade de Jesus — e de Alberto Antoniazzi — A pluralidade dos ministérios no Novo Testamento — reproduzem duas conferências pronunciadas na III Semana Teológica de Petrópolis nos dias 1-4 de fevereiro do corrente ano. O resultado destes estudos é libertador: mostram-nos, à maravilha, como o NT era pluralista nas formas de articulação organizacional da mensagem e da Igreja de Jesus Cristo, e como isso continua a ser um convite para a Igreja de hoje no sentido de aceitar as diferenças nas Igrejas Particulares coexistindo dentro da mesma Una Catholica.

O artigo dos Professores C. A. de Medina e P. A. Ribeiro de Oliveira sobre uma perspectiva sociológica da Igreja Católica no Brasil, também pronunciado como conferência na III Semana Teológica, se reveste de grande importância, por mostrar como estruturalmente funciona a Igreja-Sociedade dentro do eixo bispo-padre-fiel e como esse esquema entrou, nos tempos modernos, numa profunda crise. Apresentam, à luz do Concílio Vaticano II, uma alternativa possível e fiel à tradição essencial na linha da circularidade bispo-padre-fiel.

O artigo do Mons. R. Mascarenhas Roxo — Sacramentos nas “Igrejas Brasileiras” — se recomenda especialmente por responder a problemas concretos suscitados pelas Igrejas Brasileiras.

Comunicações recolhem preciosas contribuições. Poder e Autoridade no Cristianismo, da Prof. Emmanuel Carneiro Leão, oferece uma reflexão profunda, a partir do pensamento radical, sobre o relacionamento difícil entre Autoridade, radicada no Mistério, e Poder, fundado numa articulação concreta e por isso sempre limitada da Autoridade. Destacamos ainda o estudo do Prof. E. Hoornaert — Para uma História da Igreja no Brasil — e o ensaio do Prof. J. B. Libânio — Reflexões Teológico-Pastorais sobre os Movimentos de Juventude no Brasil — extremamente útil para todos quantos estão empenhados neste tipo de pastoral no Brasil.

Leonardo Boff, O.F.M.

Publicado: 2022-08-25