v. 34 n. 136 (1974): O Demoníaco no Mundo Moderno

					Visualizar v. 34 n. 136 (1974): O Demoníaco no Mundo Moderno

Embora não lhe sendo mais permitido viver no Brasil, J. Comblin continua a amar a Igreja que aqui vive e sofre. Seu artigo «A missão profética da Igreja nos tempos atuais» acentua a unidade da ação engajada da Igreja dentro da singularidade de cada tempo, traduzindo a efervescência do Espirito contra todas as formas de esclerosamento institucional.

O que seja o compromisso libertador de um profeta da patrologia latino-americana, mostra-o muito bem Frei Oscar de Figueiredo Lustosa, O.P., em seu estudo «A contestação de um profeta: Bartolomeu de las Casas (1474-1566)».

O jovem teólogo Prof. Francisco Taborda, S.J., aborda um tema difícil mas importante: «Teologia e ciências no diálogo interdisciplinar». A teologia é convocada a ser sal critico no esforço de manter a inteligência sempre aberta a sua destinação superior que é a Transcendência.

O livro O Exorcista bem como o filme do mesmo nome provocaram sérias reflexões acerca do demoníaco na sociedade. O Pe. J. A. Netto de Oliveira apresenta um paralelo entre a experiência do diabólico na cultura do século XVII e a experiência em nosso século: «O Sagrado e a Cultura: o problema do demoníaco no mundo moderno». O fenômeno desvenda o desequilíbrio cultural e o secreto desejo de uma nova ordem.

«O que significa propriamente o sacramento?» é o tema desenvolvido pelo redator desta revista. Na pesquisa dos vários significados da palavra sacramento aparece um tipo de pensar que fundamenta os sacramentos e os legitima ainda hoje dentro de nosso mundo secularizado e pragmático.

Nos Comunicados ressaltamos o relato feito por Dom Moacyr Grecchi: «Comunidade de Fé e Homem Novo na experiência da Igreja do Acre e Purus». Aqui se revela uma Igreja nova que não é uma utopia, mas realidade do Espirito. Recomendamos a leitura desta comovente experiência que alimenta a esperança de todos os que crêem, contra toda sorte de ceticismo institucional intra-eclesiástico.

Relevamos também a crónica dos debates e resoluções do Sínodo dos Bispos em Roma.

A REB deseja a todos os seus leitores alegrias natalinas: haverá sempre uma estrela no caminho dos que buscam. Importa buscar.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator

Publicado: 2022-07-11