v. 35 n. 137 (1975): Indissolubilidade Matrimonial

					Visualizar v. 35 n. 137 (1975): Indissolubilidade Matrimonial

Neste seu primeiro número de 1975 a REB dedica espaço a temas de moral. Recolhe três ensaios que serviram de base para um curso dado no segundo semestre de 1974 a um bom grupo de Bispos, no Rio de Janeiro.

No primeiro deles — Pecado, culpa e psicanálise — Frei Antônio Moser introduz na problemática geral do pecado, situando-a face às contribuições da psicanálise. É uma feliz combinação entre o dado experiencial, bíblico, psicanalítico e teológico.

O Pe. Jaime Snoek retoma um tema do qual se fez conhecido especialista: o da indissolubilidade. O que Deus uniu, o homem não separe. Esse estudo vem ajudar na reflexão que agora afeta a consciência nacional. Sua seriedade, o confronto sereno com a mais significativa literatura existente sobre o assunto qualificam, acima das reações meramente afetivas de alguns setores, o peso de sua opinião.

Frei Bernardino Leers aborda um tema não menos candente: A lei natural e sua problemática atual. Alia a experiência teórica à experiência com o povo, o que confere ao seu texto insuspeitada atualidade pastoral.

A professora Regina Prado apresenta uma pesquisa feita no Maranhão: Funcionários religiosos na zona rural da Baixada Maranhense. É um sério ensaio sobre religiosidade popular, utilizando-se de uma metodologia cientifica que lhe permite descobrir os verdadeiros mecanismos da mentalidade religiosa de nosso povo.

O Pe. Edgar Franca apresenta com seu amplo estudo — A reforma dos tribunais eclesiásticos — uma excelente ajuda a todas as Dioceses.

Capuchinhos e o movimento brasileiro de reforma católica do século XIX é um capítulo desenvolvido por Riolando Azzi em seus sucessivos estudos sobre a Igreja no Brasil durante o século XIX. Certamente ajudará a iluminar uma quadra pouco estudada de nossa história eclesiástica.

A REB faz votos de que o estudo do material apresentado neste número ajude a melhor compreender e a viver a mensagem cristã em sua dimensão ética.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-07-01