v. 36 n. 144 (1976): Teoria e Práxis na Igreja

					Visualizar v. 36 n. 144 (1976): Teoria e Práxis na Igreja

Frei Mateus Rocha, dominicano, descobre para os dias de hoje o significado transcendente de S. Francisco que não interessa somente aos franciscanos nem simplesmente aos cristãos, mas a todos os homens que se dimensionam, como todo profeta, mais para o futuro que para o passado.

Frei Clodovis Boff é, certamente, o mais novo teólogo brasileiro. Neste estudo Teologia e Prática resume sua tese doutoral defendida neste ano com reconhecido brilhantismo na Universidade de Lovaina. Enfrenta um problema fundamental cuja articulação teórica deficiente vinha sendo lamentada nos círculos da teologia da libertação e no de seus críticos. Este estudo é notável e reputamos ser o que há de melhor em qualquer língua neste campo. Servirá como ponto de referência para ulteriores posicionamentos.

Jacques Vervier é um teólogo belga trabalhando entre nós no Brasil. Com seu estudo Propósitos Antimalthusianos desmascara a ideologia oculta debaixo das eruditas discussões sobre o problema demográfico.

Benedito Ferraro é outro jovem teólogo brasileiro que com seu estudo A Significação Política da Morte de Jesus nos resume sua elogiada tese defendida em Friburgo na Suíça em 1975. Em breve ela sairá a lume pela Editora Vozes. Aqui recolhe os principais resultados com clareza e equilíbrio tanto no manuseio das fontes históricas quanto no da reflexão teológica.

Identidade na América Latina, pressupostos e fundamentos na práxis eclesial — eis um estudo de um teólogo alemão, Norbert Schiffers, preocupado com a problemática teológica que se depreende da prática cristã em contexto de subdesenvolvimento. É de se louvar como um teólogo estrangeiro pôde aprender tanto e também pode contribuir para aprofundarmos o conhecimento de nossa realidade conflitante.

Não queremos deixar de ressaltar na parte de Documentação a Comunicação Pastoral ao Povo de Deus emanada da CNBB, onde se constata um ponto alto profético da Igreja mergulhada nos conflitos iniludíveis deste país, sabendo evangelicamente tomar posição em favor dos pisoteados pelo poder opressor.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-05-30