v. 38 n. 150 (1978): Pastoral Popular

					Visualizar v. 38 n. 150 (1978): Pastoral Popular

A REB com este número prolonga a publicação de estudos acerca da temática suscitada por Puebla. São não apenas subsídios, mas colaborações que ganham valor pela objetividade das próprias causas em si mesmas.

J. Comblin, consagrado teólogo de nosso Continente, reflete sobre alguns eixos básicos da pastoral e teologia latino-americana como secularismo, religiosidade popular, cristologia de libertação, eclesiologia, pneumatologia etc. Há sempre algo de novo e de sugestivo nas reflexões de Comblin.

José Oscar Beozzo, conhecido historiador e sociólogo, completa com uma minuciosa análise o que estava apenas esboçado no Documento de Consulta para Puebla: quem eram os verdadeiros missionários da Igreja na Colónia e que tipo de cristianismo foi aqui implantado.

Clodovis Boff aborda um tema de enorme relevância no atual contexto político e eclesial: A dimensão teológica da prática política. Mostra que o teológico de uma política não passa, primeiramente, pela intenção teológica do ator, mas constitui um dado inerente à própria prática política. Por isso, toda política tem a ver com a realidade do Reino, pouco importa o que pensam e querem os políticos.

Paulo G. Suess, professor de teologia sistemática em Manaus, nos apresenta um notável estudo sobre a Pastoral popular: discurso teológico e práxis eclesial. Trata-se de uma contribuição muito útil para os quadros da teologia que se quer libertadora.

O conhecido exegeta de S. Paulo Gilberto Gorgulho nos apresenta os modos de articulação que se estabelecem entre a Leitura bíblica e o compromisso com a justiça. O A. pensa a partir de sua Igreja — aquela presidida pelo Card. Paulo Evaristo Arns — que se tem notabilizado, mundialmente, por suas práticas em favor dos direitos dos pobres.

Na parte da Documentação realçamos o conhecido texto de Itaici e também o outro apresentado à Assembléia dos Bispos em Itaici pelo Regional Nordeste da CNBB (D. Hélder, D. José Maria Pires, D. Marcelo Carvalheira etc.) tendo como título: O caminhar do povo de Deus na América Latina. Trata-se de um texto que plante ia as principais estações da teologia e da pastoral com vistas a Puebla.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-04-12