v. 40 n. 158 (1980): Agente de Pastoral e Povo

					Visualizar v. 40 n. 158 (1980): Agente de Pastoral e Povo

Como pode um cristão de classe média ou um intelectual viver a opção de toda a Igreja pelos pobres? Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo da religião com clara definição eclesial, responde a esta incomoda questão. Certamente irá ajudar a muitos.

Um dos temas fundamentais colocados pelas práticas novas da Igreja é aquele da relação entre o agente de pastoral e povo. Frei Clodovis Boff faz uma reflexão muito pertinente, nascida de sua própria prática de teólogo e de animador de comunidades eclesiais, acentuando de modo particular o pólo que vai do povo ao agente de pastoral. O povo tem muito a ensinar.

Rogério de Almeida Cunha, profundo conhecedor de Paulo Freire, nos dá sucintamente as implicações daquilo que significa a consciência crítica.

A moral seja talvez o campo da teologia onde ocorrem as mais profundas mudanças. Frei Antônio Moser, destacado moralista brasileiro, tenta situar onde estão as novas inquietações da teologia moral.

No mês de julho celebramos o Congresso Eucarístico Nacional em Fortaleza. O Prof. Bruno Forte, de Nápoles e amigo de nossa revista, nos ofereceu uma reflexão que vem ao encontro deste evento: Eucaristia e Evangelização.

João Paulo II nos visita e estreita assim as relações entre a Santa Sé e a Igreja no Brasil. Frei Oscar de Figueiredo Lustosa nos apresenta bem documentado estudo sobre Pio IX e o Catolicismo no Brasil, mostrando os inícios do processo chamado pelos historiadores de «romanização» de nosso catolicismo popular.

Nos Comunicados se oferece farto material de estudo e reflexão sobre família, sobre o papel da Igreja durante e após a revolução cubana, sobre um sermão do famoso Frei Caneca e finalmente um trabalho do conhecido Eduardo Hoornaert acerca do significado histórico do ciclo missionário carmelitano na Amazônia.

Nos dias em que esta revista for entregue aos nossos leitores, estará em nosso meio o Papa João Paulo II. Dedicaremos todo o número de setembro a analisar a relevância de sua visita ao nosso país. Enquanto isto, a REB o saúda como o Pedro entre nós, animando e fortificando nossa fé em Jesus Salvador.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-03-14