v. 40 n. 159 (1980): Balanço da Visita do Papa
Todo o presente número da REB é dedicado a avaliar a visita do Papa João Paulo II ao Brasil nos memoráveis dias de julho. O fato não tem apenas relevância eclesial. Repercutiu no social, no ideológico, no político, na alma de todo o povo. As presentes análises, embora sucintas e feitas ainda sob o impacto do acontecimento, procuram guardar a suficiente distância e altura para poder ver claro e avaliar corretamente.
Foram convidadas distintas pessoas de distintos lugares sociais e eclesiais para, na medida do possível, colhermos um número significativo de apreciações.
Num ponto todos são unânimes: o centro da mensagem papal foi a figura do próprio Papa. O discurso dos símbolos e das imagens possui mais força de penetração e de convencimento do que qualquer outro. E João Paulo II usou prodigamente deste veículo. Ele ficará na memória de toda a nossa geração como um homem profundamente religioso e ao mesmo tempo comprometido com os pobres e sua justiça, humano, sensível aos sentimentos do povo, cordialíssimo e ao mesmo tempo fiel à grande Tradição e ao irrenunciável da identidade religiosa da fé cristã.
Sua passagem entre nós trouxe os bons frutos do Evangelho: alegria de ser, esperança contra todas as esperanças, confiança na fraternidade sempre possível entre os homens e sabor de Deus que ama entranhadamente a cada homem.
A REB bem como todos os brasileiros somos agradecidos ao Pastor e Irmão maior de nossa fé e esperança, confirmando-nos no seguimento das pegadas santíssimas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB