v. 41 n. 161 (1981): O Lugar da Saúde na Cultura Atual

					Visualizar v. 41 n. 161 (1981): O Lugar da Saúde na Cultura Atual

A REB completou já seus quarenta anos, tempo suficiente para comprovar a maturidade deste empreendimento teológico e eclesial a serviço da reflexão e da vida da fé.

Frei Simão Voigt, professor de Exegese do NT no Instituto Teológico-Filosófico de Petrópolis, nos brinda com uma investigação de longo alcance e grande acribia. Apresenta uma exegese original de Rm 5,14 e assim fornece aos teólogos sistemáticos uma prova escriturística cabal sobre o pecado original. Aguardamos com ansiedade outros textos deste estudioso, dos mais bem preparados deste país.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema «Saúde para todos». O Pe. H. Lepargneur nos oferece um valioso subsídio: «Síntese sobre o lugar da saúde na cultura atual».

Em novembro e dezembro o redator desta revista, Frei Leonardo Boff, teve a oportunidade de passar na Diocese do Acre e Purus e participar no movimento das comunidades eclesiais de base. O que aqui se publica é um diário teológico onde se põe a descoberto, como numa confissão, os passos e descompassos da reflexão teológica em contacto com o continente dos pobres. Desde Agostinho este gênero possui cidadania teológica.

Dos comunicados ressaltamos a pesquisa de Francisco C. Rolim sobre a «Génese do Pentecostalismo no Brasil». Rolim é um conhecido especialista com investigação de campo e séria reflexão.

O Pe. Francisco de Assis Correia fornece também subsídios à campanha da Fraternidade com o seu estudo sobre a «Humanização das estruturas hospitalares».

Não queremos olvidar a nova Mesa da Palavra. Aí há uma verdadeira mina de materiais litúrgico-catequéticos para as comunidades e outros grupos.

A REB deseja uma renovada esperança por ocasião da Páscoa. Os dias são difíceis para o povo. Mas herdamos a força do Crucificado que é o Senhor da vida.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-02-10