v. 42 n. 165 (1982): Eclesiologia latino-americana

					Visualizar v. 42 n. 165 (1982): Eclesiologia latino-americana

O primeiro artigo, do redator da REB Frei Leonardo Boff, serve de meditação para o tempo pascal. O mistério pascal não apenas define a trajetória de Jesus Cristo, mas estrutura também nossa própria existência.

Frei Mateus Rocha, provincial dos dominicanos, nos apresenta uma bela reflexão sobre o seguimento de Jesus Cristo. Para os evangelhos, seguir Jesus era sinónimo de crer nele. O seguimento implica uma comunhão de vida e de destino com o Mestre. Este estudo fornece as bases para uma bem fundada espiritualidade de libertação e de compromisso.

O Prof. Francisco Cartaxo Rolim é um dos melhores conhecedores das religiões populares do Brasil. Mostra bem a articulação que elas possuem com a pobreza e o tipo de desempenho que organizam com a sociedade.

Victor Codina é um dos bons eclesiólogos novos espanhóis que divide sua atividade entre a América Latina e a Espanha. Publicamos este estudo, pensando especialmente naqueles que estão interessados numa visão de conjunto bem documentada e séria que evite as deformações e até difamações que vêm de certos setores eclesiásticos ligados à atual direção do CELAM.

O estudo de Pe. Hubert Lepargneur é particularmente interessante por mostrar as causas do desrespeito à vida do nascituro nas sociedades modernas.

Os Comunicados oferecem farto material de informação e reflexão. Destacamos o trabalho do Irmão Michel, da comunidade de Taizé, que mostra as comunidades de base como bom fruto da colaboração entre a classe dos pobres e a classe média. Rogério I. Almeida Cunha nos apresenta um excelente roteiro de estudo do tema: Teologia da libertação e pedagogia libertadora.

Que o mistério pascal reanime em nós a vontade de seguimento do Cristo que confere um sentido de ressurreição a todos os esforços e sacrifícios exigidos pela caminhada de redenção e de libertação.

Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2022-02-09