v. 44 n. 174 (1984): Comunidade e Massa: Desafio da Pastoral Popular

					Visualizar v. 44 n. 174 (1984): Comunidade e Massa: Desafio da Pastoral Popular

Nos primeiros dias de março, perderam sua missio canonica de ensinar teologia na PUC do Rio de janeiro, os professores Frei Antônio Moser (Moral) e Frei Clodovis Boff (Sistemática), sem maiores considerações ao que prescreve a este respeito o documento pontifício Sapientia Christiana. O motivo principal alegado contra Frei Antônio Moser foi o trabalho feito a pedido da Comissão Episcopal de Doutrina e acolhido por ela: Como se faz Teologia Moral no Brasil hoje. Os leitores poder-se-ão fazer um juízo crítico sobre o texto e julgar por si mesmos se tal conteúdo merece tão penosa punição.

Sumé-Tomé: Sobre a Religiosidade dos índios Brasileiros é uma investigação do já conhecido antropólogo Dirceu Lindoso. Desvenda com sentido critico, nos meandros das lendas, a fusão dos símbolos das religiões pré-colombianas com aqueles cristãos.

Pedro Ribeiro de Oliveira se distingue como um intelectual bem articulado com a caminhada orgânica da Igreja no Brasil. Aqui apresenta um estudo que ajudará a deslindar uma questão sempre de novo suscitada na prática: como encaminhar a Pastoral Popular com referência à comunidade e à massa?

Frei Bernardino Leers estudou um século de catequese no Brasil concernente ao sacramento da Reconciliação. Mudam os tempos, as teologias e também as formas catequéticas.

Fizeram-se muitos estudos sobre o Padre Cícero: poucos, entretanto, estudando a visão dos romeiros. Pe. Henrique E. Groenen apresenta-nos considerações preciosas que significam um desafio para a evangelização popular.

Dos Comunicados ressaltamos especialmente o trabalho do historiador competente E. Hoornaert, ultimamente criticado de forma injusta e até panfletária por gente da interpretação oficialista da história da Igreja: Missionários italianos no Brasil entre 1700 e 1760. O Pe. Hilário Dick resume sua já longa e provada experiência acerca da Pastoral de juventude no Brasil.

Por distração da Redação, esqueceu-se de apresentar no Editorial anterior uma nova e importante seção da REB: Estudos Bíblicos. Aí serão apresentados trabalhos exegéticos e ecumênicos feitos a partir da perspectiva do povo e como alargamento do horizonte de sua fé. Serão tiradas também duas mil separatas, pois o material se constitui numa verdadeira revista que, no campo exegético-teológico, inova e enriquece os estudos bíblicos a nível até universal.

Frei Leonardo Boff, O.F.M.

Redator da REB

Publicado: 2021-12-14