v. 44 n. 175 (1984): A Caminhada do Conselho Indigenista Missionário (1972-1984)

					Visualizar v. 44 n. 175 (1984): A Caminhada do Conselho Indigenista Missionário (1972-1984)

O colega e hoje bispo-auxiliar de Teófilo Otoni (MG), Dom Frei Fernando Figueiredo, por longos anos professor de patrologia e história dos Dogmas em Petrópolis, mostra excelentemente a Teologia dos Salmos em Santo Agostinho.

Face à crise do sacramento da penitência, Frei Bernardino Leers, a partir de uma leitura critica da praxe tradicional, apresenta um perfil novo do ministro da reconciliação sacramental. É um estudo que ajuda a encontrar pistas de solução dentro dos parâmetros doutrinais possíveis atualmente.

Um dos grandes serviços que a Igreja presta evangelicamente é aquele na promoção e defesa da vida dos indígenas. Seu antigo secretário-geral Pe. Paulo Suess descreve a caminhada do Cimi nos últimos anos.

Estamos mais e mais nos habituando ao espírito ecumênico. O pastor da Igreja presbiteriana e teólogo Zwinglio Dias nos suscita as principais questões e abre as perspectivas mais promissoras.

O Prof. Reed E. Nelson descreve analiticamente os níveis de organização pelos quais passa um fenômeno pentecostal, a Congregação Cristã no Brasil. Fornece instrumentos de análise, válidos para fenômenos semelhantes também dentro da Igreja Católica.

Das Comunicações ressaltamos particularmente três estudos, aquele do Pe. Ricardo Cornwal, sobre os povos indígenas e o novo Código de Direito Canônico, e os dois sobre a prostituição. O Pe. Hugues D’Ans estuda a prostituição como pecado social e sua incidência na juventude e o Pe. Teodoro Rohmer mostra a evolução dos comportamentos da Igreja face a este fenômeno desafiante para a compreensão e a moral. Ambos os autores militam neste tipo de pastoral.

Da Documentação se publicam as principais peças de cassação da “missio canonica” de Fr. Clodovis Boff, da PUC do Rio de Janeiro, por parte do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. O leitor poderá fazer-se um juízo isento sobre os méritos da medida.

Chamamos novamente a atenção dos leitores para o rico Suplemento que pode também ser adquirido separadamente — Estudos Bíblicos — dedicado aos Atos.

A REB deseja aos seus leitores gosto pela leitura teológica que ilumina os caminhos de uma pastoral verdadeiramente evangélica e daí libertadora.

Frei Leonardo Boff, OFM

Redator da REB

Publicado: 2021-12-14